Publicação

Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Nesta dissertação de Mestrado, pretende-se contribuir para o conhecimento no âmbito das patologias da ferrovia, nomeadamente no que se refere a patologias em carril, balastro, travessas e elementos de fixação, tendo sido coletado neste trabalho as mais variadas patologias da ferrovia balastrada bem como a sua catalogação socioeconómica, permitindo com essa enumeração tomadas de decisão coerentes e assertivas no que respeita a recomendações a efetuar tanto como diagnostico como para manutenção. O trabalho inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento da ferrovia num contexto internacional, particularizando posteriormente o caso de Portugal até ao estado da arte atual, com um pequeno desenvolvimento a nível socie-económico com as grandes obras e projetos para os próximos anos. Para além da síntese de conhecimentos referida, apresentou-se um pouco da atualidade ferroviária de alguns países com relevância, quer por associação fronteiriça quer por desenvolvimento tecnológico. Apresenta-se brevemente os componentes mais importantes da ferrovia balastrada com especial destaque para os elementos da superestrutura de via, nos quais se engloba o carril, as travessas, os elementos de fixação e o balastro. Por fim esta dissertação apresenta um trabalho exaustivo na recolha e investigação das várias patologias associadas ao carril, as travessas, aos elementos de fixação e ao balastro, bem como o sistema de código, recomendações e correções associadas, fornecendo assim uma fácil interpretação do tipo de patologia e defeitos associados ao desenvolvimento desses fenómenos.
Autores principais:Sousa, César Augusto Inocêncio
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico do Porto
Idioma:português
Origem:Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
_version_ 1868786062011138048
author Sousa, César Augusto Inocêncio
author_facet Sousa, César Augusto Inocêncio
author_role author
contributor_name_str_mv Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria Portela
REPOSITÓRIO P.PORTO
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Sousa, César Augusto Inocêncio\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria Portela
REPOSITÓRIO P.PORTO
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Sousa, César Augusto Inocêncio
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2015-10-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2016-04-12T09:34:39Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2016-04-12T09:34:39Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.titles.title.fl_str_mv Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
dc.contributor.none.fl_str_mv Moreira, Maria de Fátima Guimarães Faria Portela
REPOSITÓRIO P.PORTO
dc.creator.none.fl_str_mv Sousa, César Augusto Inocêncio
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2015-10-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-04-12T09:34:39Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2016-04-12T09:34:39Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8027
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.title.fl_str_mv Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Nesta dissertação de Mestrado, pretende-se contribuir para o conhecimento no âmbito das patologias da ferrovia, nomeadamente no que se refere a patologias em carril, balastro, travessas e elementos de fixação, tendo sido coletado neste trabalho as mais variadas patologias da ferrovia balastrada bem como a sua catalogação socioeconómica, permitindo com essa enumeração tomadas de decisão coerentes e assertivas no que respeita a recomendações a efetuar tanto como diagnostico como para manutenção. O trabalho inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento da ferrovia num contexto internacional, particularizando posteriormente o caso de Portugal até ao estado da arte atual, com um pequeno desenvolvimento a nível socie-económico com as grandes obras e projetos para os próximos anos. Para além da síntese de conhecimentos referida, apresentou-se um pouco da atualidade ferroviária de alguns países com relevância, quer por associação fronteiriça quer por desenvolvimento tecnológico. Apresenta-se brevemente os componentes mais importantes da ferrovia balastrada com especial destaque para os elementos da superestrutura de via, nos quais se engloba o carril, as travessas, os elementos de fixação e o balastro. Por fim esta dissertação apresenta um trabalho exaustivo na recolha e investigação das várias patologias associadas ao carril, as travessas, aos elementos de fixação e ao balastro, bem como o sistema de código, recomendações e correções associadas, fornecendo assim uma fácil interpretação do tipo de patologia e defeitos associados ao desenvolvimento desses fenómenos.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://recipp.ipp.pt/bitstreams/5af5faab-2b7b-4baf-9f19-cd8cd199b3b8/download
id recipp_6c3fce0e6367a60d67eb7c19cb3af53d
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8027
instacron_str recipp
institution Instituto Politécnico do Porto
instname_str Instituto Politécnico do Porto
language por
network_acronym_str recipp
network_name_str Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8027
organization_str_mv urn:organizationAcronym:recipp
person_str_mv Sousa, César Augusto Inocêncio
publishDate 2015
reponame_str Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
repository_id_str urn:repositoryAcronym:recipp
service_str_mv urn:repositoryAcronym:recipp
spelling porpt_PTNesta dissertação de Mestrado, pretende-se contribuir para o conhecimento no âmbito das patologias da ferrovia, nomeadamente no que se refere a patologias em carril, balastro, travessas e elementos de fixação, tendo sido coletado neste trabalho as mais variadas patologias da ferrovia balastrada bem como a sua catalogação socioeconómica, permitindo com essa enumeração tomadas de decisão coerentes e assertivas no que respeita a recomendações a efetuar tanto como diagnostico como para manutenção. O trabalho inicia-se por uma introdução relativa ao aparecimento da ferrovia num contexto internacional, particularizando posteriormente o caso de Portugal até ao estado da arte atual, com um pequeno desenvolvimento a nível socie-económico com as grandes obras e projetos para os próximos anos. Para além da síntese de conhecimentos referida, apresentou-se um pouco da atualidade ferroviária de alguns países com relevância, quer por associação fronteiriça quer por desenvolvimento tecnológico. Apresenta-se brevemente os componentes mais importantes da ferrovia balastrada com especial destaque para os elementos da superestrutura de via, nos quais se engloba o carril, as travessas, os elementos de fixação e o balastro. Por fim esta dissertação apresenta um trabalho exaustivo na recolha e investigação das várias patologias associadas ao carril, as travessas, aos elementos de fixação e ao balastro, bem como o sistema de código, recomendações e correções associadas, fornecendo assim uma fácil interpretação do tipo de patologia e defeitos associados ao desenvolvimento desses fenómenos.application/pdfpt_PTPatologias na Superestrutura da Ferrovia BalastradaSousa, César Augusto InocêncioMoreira, Maria de Fátima Guimarães Faria PortelaHostingInstitutionOrganizationalREPOSITÓRIO P.PORTOe-mailmailto:recipp@sc.ipp.ptrecipp@sc.ipp.ptURNurn:tid:2017541502016-04-12T09:34:39Z2015-102015-102015-10-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.22/8027http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open access11834147 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://recipp.ipp.pt/bitstreams/5af5faab-2b7b-4baf-9f19-cd8cd199b3b8/download
spellingShingle Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
Sousa, César Augusto Inocêncio
status SINGLETON
title Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
title_full Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
title_fullStr Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
title_full_unstemmed Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
title_short Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
title_sort Patologias na Superestrutura da Ferrovia Balastrada
url http://hdl.handle.net/10400.22/8027
visible 1