Publicação

O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Existem vários tipos de empreendedorismo, sendo o mais conhecido o de natureza empresarial e logo a seguir o empreendedorismo social. Um de que se fala pouco, apesar de ser cada vez mais reconhecida a sua importância, é o intraempreendedorismo – o empreendedorismo feito por colaboradores já pertencentes a uma organização e que inovam a partir dessa estrutura já existente, propondo novos produtos , serviços ou processos. Nesta apresentação começa-se por definir o intraempreendedorismo em termos gerais e a posição do intraempreendedor num conjunto de outras classes de colaboradores que podemos encontrar numa organização em função da sua postura perante esta. Depois demonstra-se o relativo desconhecimento deste tipo de empreendedorismo, através dos resultados de pesquisas em motores de busca e em bases bibliográficas de teor académico. Recorre-se também ao último relatório do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, para comparar a prevalência do intraempreendedorismo empresarial nos vários tipos de economia, segundo o seu desenvolvimento, verificando o seu maior peso relativo nas economias que competem com base na inovação. Por fim, discute-se a importância do intraempreendedorismo numa organização, essencialmente como motor da inovação e factor de satisfação e fixação dos colaboradores na mesma. Discutem-se também políticas organizacionais que promovem o intraempreendedorismo, como sejam o reconhecer e recompensar os inovadores, a tolerância ao risco inerente a toda a inovação, a alocação de recursos da organização e a abertura de canais de comunicação.
Autores principais:Carloto, António
Assunto:Intraempreendedorismo Inovação Organização Comunicação
Ano:2017
País:Portugal
Tipo de documento:outro
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Beja
Idioma:português
Origem:Repositório Institucional do IPBeja
_version_ 1869070513673863168
author Carloto, António
author_facet Carloto, António
author_role author
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Carloto, António\"}]
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Carloto, António
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2017-10-12T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-03-20T12:54:45Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-03-20T12:54:45Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
datacite.titles.title.fl_str_mv O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
dc.creator.none.fl_str_mv Carloto, António
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2017-10-12T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-03-20T12:54:45Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-03-20T12:54:45Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5231
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv IPBeja Editorial
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
dc.title.fl_str_mv O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_1843
description Existem vários tipos de empreendedorismo, sendo o mais conhecido o de natureza empresarial e logo a seguir o empreendedorismo social. Um de que se fala pouco, apesar de ser cada vez mais reconhecida a sua importância, é o intraempreendedorismo – o empreendedorismo feito por colaboradores já pertencentes a uma organização e que inovam a partir dessa estrutura já existente, propondo novos produtos , serviços ou processos. Nesta apresentação começa-se por definir o intraempreendedorismo em termos gerais e a posição do intraempreendedor num conjunto de outras classes de colaboradores que podemos encontrar numa organização em função da sua postura perante esta. Depois demonstra-se o relativo desconhecimento deste tipo de empreendedorismo, através dos resultados de pesquisas em motores de busca e em bases bibliográficas de teor académico. Recorre-se também ao último relatório do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, para comparar a prevalência do intraempreendedorismo empresarial nos vários tipos de economia, segundo o seu desenvolvimento, verificando o seu maior peso relativo nas economias que competem com base na inovação. Por fim, discute-se a importância do intraempreendedorismo numa organização, essencialmente como motor da inovação e factor de satisfação e fixação dos colaboradores na mesma. Discutem-se também políticas organizacionais que promovem o intraempreendedorismo, como sejam o reconhecer e recompensar os inovadores, a tolerância ao risco inerente a toda a inovação, a alocação de recursos da organização e a abertura de canais de comunicação.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format other
id ripb_0f0fff354cb2f052dff8fc0250f1bc97
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/5231
inst_facet_str urn:organizationAcronym:ipb{{{_:::_}}}Instituto Politécnico de Beja
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Beja
instname_str Instituto Politécnico de Beja
language por
network_acronym_str ripb
network_name_str Repositório Institucional do IPBeja
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/5231
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Carloto, António
publishDate 2017
publisher.none.fl_str_mv IPBeja Editorial
repo_facet_str urn:repositoryAcronym:ripb{{{_:::_}}}Repositório Institucional do IPBeja
reponame_str Repositório Institucional do IPBeja
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ripb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ripb
spelling porExistem vários tipos de empreendedorismo, sendo o mais conhecido o de natureza empresarial e logo a seguir o empreendedorismo social. Um de que se fala pouco, apesar de ser cada vez mais reconhecida a sua importância, é o intraempreendedorismo – o empreendedorismo feito por colaboradores já pertencentes a uma organização e que inovam a partir dessa estrutura já existente, propondo novos produtos , serviços ou processos. Nesta apresentação começa-se por definir o intraempreendedorismo em termos gerais e a posição do intraempreendedor num conjunto de outras classes de colaboradores que podemos encontrar numa organização em função da sua postura perante esta. Depois demonstra-se o relativo desconhecimento deste tipo de empreendedorismo, através dos resultados de pesquisas em motores de busca e em bases bibliográficas de teor académico. Recorre-se também ao último relatório do GEM – Global Entrepreneurship Monitor, para comparar a prevalência do intraempreendedorismo empresarial nos vários tipos de economia, segundo o seu desenvolvimento, verificando o seu maior peso relativo nas economias que competem com base na inovação. Por fim, discute-se a importância do intraempreendedorismo numa organização, essencialmente como motor da inovação e factor de satisfação e fixação dos colaboradores na mesma. Discutem-se também políticas organizacionais que promovem o intraempreendedorismo, como sejam o reconhecer e recompensar os inovadores, a tolerância ao risco inerente a toda a inovação, a alocação de recursos da organização e a abertura de canais de comunicação.application/pdfporIPBeja EditorialporO intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismosCarloto, AntónioHandlehttp://hdl.handle.net/20.500.12207/5231ISBNIsPartOf978-989-8008-35-02020-03-20T12:54:45Z2017-10-12T00:00:00Z2017-10-12http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessporIntraempreendedorismoporInovaçãoporOrganizaçãoporComunicação776186 byteshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipbeja.pt/bitstreams/0ffe3c1c-1618-42e6-9336-3a641ae80405/downloadother research producthttp://purl.org/coar/resource_type/c_1843other
spellingShingle O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
Carloto, António
Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
title O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
title_full O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
title_fullStr O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
title_full_unstemmed O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
title_short O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
title_sort O intraempreendedorismo, o menos conhecido dos empreendedorismos
topic Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
topic_facet Intraempreendedorismo
Inovação
Organização
Comunicação
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/5231
visible 1