Publicação

Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Resumo I (Prática Pedagógica) - O Conservatório de Música de Cascais, enquanto escola de música cooperativa e particular, foi oficialmente reconhecido, em 2008, como a primeira escola oficial no ensino de música no concelho de Cascais. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere, tem apresentado, ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e relações protocolares com variadas instituições do concelho. Neste contexto, uma das principais ofertas educativas, em regime integrado, assenta na articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. A prática pedagógica a que reporta este relatório, foi desenvolvida no âmbito de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de Violoncelo a três alunos de níveis diferentes, do ensino especializado de música (2º, 4º e 6º graus). Além do trabalho observado, em contexto de estágio, ao longo do ano, as conclusões finais oferecem um espaço para reflexão no que diz respeito ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à contextualização do ensino. Neste relatório de estágio elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a explanação das práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes actividades e das problemáticas que surgiram no decurso do estágio. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma análise crítica da prática docente, que permitiu identificar aspectos positivos e menos positivos, que possam, assim, ser melhorados no futuro.
Autores principais:Costa, Fernando José Castro Monteiro
Assunto:Bioeducação Educação Conservatório de Música de Cascais Novo paradigma Processo ensino-aprendizagem Bioeducation Education School New paradigm Teaching-learning process Escola
Ano:2018
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
_version_ 1866887512958435328
author Costa, Fernando José Castro Monteiro
author_facet Costa, Fernando José Castro Monteiro
author_role author
contributor_name_str_mv Mouradian, Levon
RCIPL
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Costa, Fernando José Castro Monteiro\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Mouradian, Levon
RCIPL
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Costa, Fernando José Castro Monteiro
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2018-09-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2019-01-31T09:10:23Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2019-01-31T09:10:23Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Bioeducação
Educação
Conservatório de Música de Cascais
Novo paradigma
Processo ensino-aprendizagem
Bioeducation
Education
School
New paradigm
Teaching-learning process
Escola
datacite.titles.title.fl_str_mv Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
dc.contributor.none.fl_str_mv Mouradian, Levon
RCIPL
dc.creator.none.fl_str_mv Costa, Fernando José Castro Monteiro
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2018-09-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-31T09:10:23Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2019-01-31T09:10:23Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9377
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Bioeducação
Educação
Conservatório de Música de Cascais
Novo paradigma
Processo ensino-aprendizagem
Bioeducation
Education
School
New paradigm
Teaching-learning process
Escola
dc.title.fl_str_mv Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Resumo I (Prática Pedagógica) - O Conservatório de Música de Cascais, enquanto escola de música cooperativa e particular, foi oficialmente reconhecido, em 2008, como a primeira escola oficial no ensino de música no concelho de Cascais. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere, tem apresentado, ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e relações protocolares com variadas instituições do concelho. Neste contexto, uma das principais ofertas educativas, em regime integrado, assenta na articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. A prática pedagógica a que reporta este relatório, foi desenvolvida no âmbito de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de Violoncelo a três alunos de níveis diferentes, do ensino especializado de música (2º, 4º e 6º graus). Além do trabalho observado, em contexto de estágio, ao longo do ano, as conclusões finais oferecem um espaço para reflexão no que diz respeito ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à contextualização do ensino. Neste relatório de estágio elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a explanação das práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes actividades e das problemáticas que surgiram no decurso do estágio. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma análise crítica da prática docente, que permitiu identificar aspectos positivos e menos positivos, que possam, assim, ser melhorados no futuro.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ipl.pt/bitstreams/acf30dc8-9ef4-4556-8a69-d9abafb734a3/download
id ripl_d92cd0ea1d6fc3b2e16cc331e38ff2d6
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9377
instacron_str ipl
institution Instituto Politécnico de Lisboa
instname_str Instituto Politécnico de Lisboa
language por
network_acronym_str ripl
network_name_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9377
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipl
person_str_mv Costa, Fernando José Castro Monteiro
publishDate 2018
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
reponame_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ripl
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ripl
spelling porInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PTResumo I (Prática Pedagógica) - O Conservatório de Música de Cascais, enquanto escola de música cooperativa e particular, foi oficialmente reconhecido, em 2008, como a primeira escola oficial no ensino de música no concelho de Cascais. Dadas as circunstâncias do meio social e político em que se insere, tem apresentado, ao longo dos anos, uma série de novas oportunidades e relações protocolares com variadas instituições do concelho. Neste contexto, uma das principais ofertas educativas, em regime integrado, assenta na articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular – Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo. A prática pedagógica a que reporta este relatório, foi desenvolvida no âmbito de um estágio em exercício, com a orientação da disciplina de Violoncelo a três alunos de níveis diferentes, do ensino especializado de música (2º, 4º e 6º graus). Além do trabalho observado, em contexto de estágio, ao longo do ano, as conclusões finais oferecem um espaço para reflexão no que diz respeito ao enquadramento social da música na sua vertente pedagógica e à contextualização do ensino. Neste relatório de estágio elabora-se a caracterização da escola e dos alunos, bem como a explanação das práticas educativas desenvolvidas, apresentando uma descrição das diferentes actividades e das problemáticas que surgiram no decurso do estágio. A partir dos resultados obtidos, elaborou-se uma análise crítica da prática docente, que permitiu identificar aspectos positivos e menos positivos, que possam, assim, ser melhorados no futuro.application/pdfpt_PTBioeducação : em busca de um novo paradigma educacionalCosta, Fernando José Castro MonteiroMouradian, LevonHostingInstitutionOrganizationalRCIPLe-mailmailto:rcaap@sp.ipl.ptrcaap@sp.ipl.ptURNurn:tid:2021624782019-01-31T09:10:23Z2018-092018-09-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.21/9377http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessBioeducaçãoEducaçãoConservatório de Música de CascaisNovo paradigmaProcesso ensino-aprendizagemBioeducationEducationSchoolNew paradigmTeaching-learning processEscola3740667 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesis2018-09http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipl.pt/bitstreams/acf30dc8-9ef4-4556-8a69-d9abafb734a3/downloadBioeducação : em busca de um novo paradigma educacional : relatório de estágioLisboa
spellingShingle Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
Costa, Fernando José Castro Monteiro
Bioeducação
Educação
Conservatório de Música de Cascais
Novo paradigma
Processo ensino-aprendizagem
Bioeducation
Education
School
New paradigm
Teaching-learning process
Escola
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Bioeducação
Educação
Conservatório de Música de Cascais
Novo paradigma
Processo ensino-aprendizagem
Bioeducation
Education
School
New paradigm
Teaching-learning process
Escola
title Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
title_full Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
title_fullStr Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
title_full_unstemmed Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
title_short Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
title_sort Bioeducação : em busca de um novo paradigma educacional
topic Bioeducação
Educação
Conservatório de Música de Cascais
Novo paradigma
Processo ensino-aprendizagem
Bioeducation
Education
School
New paradigm
Teaching-learning process
Escola
topic_facet Bioeducação
Educação
Conservatório de Música de Cascais
Novo paradigma
Processo ensino-aprendizagem
Bioeducation
Education
School
New paradigm
Teaching-learning process
Escola
url http://hdl.handle.net/10400.21/9377
visible 1