Publication

Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha

View document

Bibliographic Details
Summary:Introdução: Nas últimas décadas, foram feitos grandes desenvolvimentos na indústria. As empresas aprimoraram-se para fazer o produto final com mais qualidade e com grande redução de custos. As metodologias Lean foram implementadas em todos os tipos de indústrias e negócios, rompendo com o tipo de produção que se praticava na época, que se baseava em grandes volumes e pouco flexíveis. As metodologias Lean começaram quando os funcionários e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas para permitir a produção lean, com desperdício zero e sistemas de produção altamente flexíveis. Objetivo:A reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare partse a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Métodos: A ferramenta utilizada foi o DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Resultados: Com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, (que por sua vez, permitiu também a diminuição do tempo necessário para a sua realização) deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. A pontuação obtida nas auditorias 5’S também apresentaram um aumento face aos resultados obtidos antes da intervenção. Conclusão: Conclui-se que a causa raiz e as soluções definidas impactaram positivamente a eliminação da causa e problema iniciais.
Main Authors:Almeida, Ricardo
Other Authors:ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM; Gomes da Silva, Rosa Maria
Subject:Lean desperdício DMAIC 5’S layout waste 5'S
Year:2020
Country:Portugal
Document type:text
Access type:open access
Associated institution:Instituto Politécnico de Viseu
Language:English
Origin:Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
_version_ 1868350947902619648
author Almeida, Ricardo
author2 ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM
Gomes da Silva, Rosa Maria
author2_role author
author
author_facet Almeida, Ricardo
ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM
Gomes da Silva, Rosa Maria
author_role author
contributor_name_str_mv Almeida
Instituto Politécnico de Viseu
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Almeida, Ricardo\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0002-9846-6081\"},{\"Person.name\":\"ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0002-1745-8937\"},{\"Person.name\":\"Gomes da Silva, Rosa Maria\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0001-5530-6435\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Almeida
Instituto Politécnico de Viseu
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Almeida, Ricardo
ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM
Gomes da Silva, Rosa Maria
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2026-03-04T15:22:14Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2026-03-04T15:22:14Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Lean
desperdício
DMAIC
5’S
layout
waste
5'S
datacite.titles.title.fl_str_mv Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida
Instituto Politécnico de Viseu
dc.creator.none.fl_str_mv Almeida, Ricardo
ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM
Gomes da Silva, Rosa Maria
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2026-03-04T15:22:14Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2026-03-04T15:22:14Z
dc.description.none.fl_str_mv Introduction:Over the last few decades we have seen the great development of the industry, so companies get the final product to have better quality and an ever lower cost. Lean methodologies were increasingly implemented in the industrial and corporate core, breakingwith the type of production that was practiced at the time, which was based on large volumes and little flexibility. Toyota managers and engineers began to develop procedures and tools to achieve lean, zero-waste, highly flexible production.Objective:The reorganization of the maintenance department layout, as well as the improvement of spare parts management process and the creation of flows for the repair of equipment and tools.Methods:The tool used was DMAIC, it subdivides the problem solving processinto five steps, such as: Define, Measure, Analyze, Improve, Control.Results:With the application of this tool it was possible to reduce the number of trips and the distance traveled, thus the time required for its accomplishment also decreased. Spare parts are more organized, each workbench has the most consumable spare parts. The scores obtained in 5'S audits also increased compared to the results obtained before the intervention.Conclusion:It was concluded that the root cause and defined solutions hat positive impact on the elimination of the cause and initial problem.
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/9723
dc.language.none.fl_str_mv eng
dc.rights.cclincense.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Lean
desperdício
DMAIC
5’S
layout
waste
5'S
dc.title.fl_str_mv Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf
description Introdução: Nas últimas décadas, foram feitos grandes desenvolvimentos na indústria. As empresas aprimoraram-se para fazer o produto final com mais qualidade e com grande redução de custos. As metodologias Lean foram implementadas em todos os tipos de indústrias e negócios, rompendo com o tipo de produção que se praticava na época, que se baseava em grandes volumes e pouco flexíveis. As metodologias Lean começaram quando os funcionários e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas para permitir a produção lean, com desperdício zero e sistemas de produção altamente flexíveis. Objetivo:A reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare partse a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Métodos: A ferramenta utilizada foi o DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Resultados: Com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, (que por sua vez, permitiu também a diminuição do tempo necessário para a sua realização) deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. A pontuação obtida nas auditorias 5’S também apresentaram um aumento face aos resultados obtidos antes da intervenção. Conclusão: Conclui-se que a causa raiz e as soluções definidas impactaram positivamente a eliminação da causa e problema iniciais.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format text
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ipv.pt/bitstreams/762b4538-dbf4-42e0-9cf8-cbd319ccca28/download
id ripv_167be0fb03b1dcd2bb07f22d8fb2ddd4
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/9723
instacron_str ripv
institution Instituto Politécnico de Viseu
instname_str Instituto Politécnico de Viseu
language eng
network_acronym_str ripv
network_name_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/9723
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ripv
person_str_mv Almeida, Ricardo
Almeida, Ricardo
https://www.ciencia-id.pt/5616-9BDA-CF6E
5616-9BDA-CF6E
http://orcid.org/0000-0002-9846-6081
0000-0002-9846-6081
ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM
ANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIM
https://www.ciencia-id.pt/351C-9899-0EE7
351C-9899-0EE7
http://orcid.org/0000-0002-1745-8937
0000-0002-1745-8937
Gomes da Silva, Rosa Maria
Gomes da Silva, Rosa Maria
http://orcid.org/0000-0001-5530-6435
0000-0001-5530-6435
publishDate 2020
reponame_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ripv
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ripv
spelling engporIntrodução: Nas últimas décadas, foram feitos grandes desenvolvimentos na indústria. As empresas aprimoraram-se para fazer o produto final com mais qualidade e com grande redução de custos. As metodologias Lean foram implementadas em todos os tipos de indústrias e negócios, rompendo com o tipo de produção que se praticava na época, que se baseava em grandes volumes e pouco flexíveis. As metodologias Lean começaram quando os funcionários e engenheiros da Toyota começaram a desenvolver procedimentos e ferramentas para permitir a produção lean, com desperdício zero e sistemas de produção altamente flexíveis. Objetivo:A reorganização do layout do departamento de manutenção, assim como, a melhoria do processo de gestão das spare partse a criação de fluxos para a reparação de equipamentos e ferramentas. Métodos: A ferramenta utilizada foi o DMAIC, esta subdivide o processo de resolução de problemas em cinco etapas, tais como: Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar. Resultados: Com a aplicação desta ferramenta foi possível uma redução do número de deslocações e da distância percorrida, (que por sua vez, permitiu também a diminuição do tempo necessário para a sua realização) deste modo o tempo necessário para a sua realização também diminuiu. As spare parts estão mais organizadas, cada bancada de trabalho possui as peças de substituição de maior consumo. A pontuação obtida nas auditorias 5’S também apresentaram um aumento face aos resultados obtidos antes da intervenção. Conclusão: Conclui-se que a causa raiz e as soluções definidas impactaram positivamente a eliminação da causa e problema iniciais.engIntroduction:Over the last few decades we have seen the great development of the industry, so companies get the final product to have better quality and an ever lower cost. Lean methodologies were increasingly implemented in the industrial and corporate core, breakingwith the type of production that was practiced at the time, which was based on large volumes and little flexibility. Toyota managers and engineers began to develop procedures and tools to achieve lean, zero-waste, highly flexible production.Objective:The reorganization of the maintenance department layout, as well as the improvement of spare parts management process and the creation of flows for the repair of equipment and tools.Methods:The tool used was DMAIC, it subdivides the problem solving processinto five steps, such as: Define, Measure, Analyze, Improve, Control.Results:With the application of this tool it was possible to reduce the number of trips and the distance traveled, thus the time required for its accomplishment also decreased. Spare parts are more organized, each workbench has the most consumable spare parts. The scores obtained in 5'S audits also increased compared to the results obtained before the intervention.Conclusion:It was concluded that the root cause and defined solutions hat positive impact on the elimination of the cause and initial problem.application/pdfporAplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borrachaPersonalAlmeida, RicardoDSpacehttp://dspace.org/items/cb56aa64-a1e3-4aad-be91-90126cd0f09dDSpacehttp://dspace.org/items/cb56aa64-a1e3-4aad-be91-90126cd0f09dAlmeidaRicardoCiência IDhttps://www.ciencia-id.pt5616-9BDA-CF6EORCIDhttp://orcid.org0000-0002-9846-6081Scopus Author IDhttps://www.scopus.com36813567400PersonalANTUNES VAZ, PAULO JOAQUIMDSpacehttp://dspace.org/items/702e79ee-5b0b-47ff-989d-12e6d8ea1e89DSpacehttp://dspace.org/items/702e79ee-5b0b-47ff-989d-12e6d8ea1e89ANTUNES VAZPAULO JOAQUIMCiência IDhttps://www.ciencia-id.pt351C-9899-0EE7ORCIDhttp://orcid.org0000-0002-1745-8937PersonalGomes da Silva, Rosa MariaDSpacehttp://dspace.org/items/932ecdfa-3edd-444e-9a0c-3e59f111a879DSpacehttp://dspace.org/items/932ecdfa-3edd-444e-9a0c-3e59f111a879Gomes da SilvaRosa MariaORCIDhttp://orcid.org0000-0001-5530-6435AlmeidaHostingInstitutionOrganizationalInstituto Politécnico de Viseue-mailmailto:repositorio@sc.ipv.ptrepositorio@sc.ipv.ptDOIIsPartOfhttps://doi.org/10.29352/mill029e.191882026-03-04T15:22:14Z20202020-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.19/9723http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessLeandesperdícioDMAIC5’Slayoutwaste5'S1774558 bytesother research producthttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cftext2020http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/http://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipv.pt/bitstreams/762b4538-dbf4-42e0-9cf8-cbd319ccca28/downloadMillenium - Journal of Education, Technologies, and Health2ed espec nº9325337
spellingShingle Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
Almeida, Ricardo
Lean
desperdício
DMAIC
5’S
layout
waste
5'S
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Lean
desperdício
DMAIC
5’S
layout
waste
5'S
title Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
title_full Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
title_fullStr Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
title_full_unstemmed Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
title_short Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
title_sort Aplicação da metodologia DMAIC em uma empresa produtora de componentes de borracha
topic Lean
desperdício
DMAIC
5’S
layout
waste
5'S
topic_facet Lean
desperdício
DMAIC
5’S
layout
waste
5'S
url http://hdl.handle.net/10400.19/9723
visible 1