Publicação

Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Associada ao jornalismo, a infografia é uma ferramenta que procura facilitar a divulgação e promoção dos mais diversos conteúdos, através do uso de uma linguagem simples, da articulação harmoniosa entre imagens. A nossa análise centra-se na observação e interpretação da informação divulgada em três periódicos desportivos nacionais antes e depois de um clássico do campeonato nacional português: Sport Lisboa e Benfica (SLB) – Futebol Clube do Porto (FCP). Avaliamos a produção de infografias nos três jornais desportivos: A Bola, Record e O Jogo, perspetivando-a a partir da: a. caracterização dos usos da infografia na divulgação de conteúdos jornalísticos desportivos; b. descrição da função da infografia e o impacto que tem no leitor. Refletimos acerca da suas potencialidades, cuja utilização é ainda pouco significativa na imprensa desportiva, mas reconhecida em perceções de alunos do ensino superior.
Autores principais:Pereira, Filipa
Outros Autores:Silva, Ana Isabel; Eira, Paulo
Assunto:infografia desporto imprensa desportiva espaços infográficos metáfora
Ano:2017
País:Portugal
Tipo de documento:capítulo de livro
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Viseu
Idioma:português
Origem:Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
_version_ 1868350930405031936
author Pereira, Filipa
author2 Silva, Ana Isabel
Eira, Paulo
author2_role author
author
author_facet Pereira, Filipa
Silva, Ana Isabel
Eira, Paulo
author_role author
contributor_name_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Pereira, Filipa\"},{\"Person.name\":\"Silva, Ana Isabel\"},{\"Person.name\":\"Eira, Paulo\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Pereira, Filipa
Silva, Ana Isabel
Eira, Paulo
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2017-05-31T12:36:28Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2017-05-31T12:36:28Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv infografia
desporto
imprensa desportiva
espaços infográficos
metáfora
datacite.titles.title.fl_str_mv Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
dc.contributor.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu
dc.creator.none.fl_str_mv Pereira, Filipa
Silva, Ana Isabel
Eira, Paulo
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-05-31T12:36:28Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2017-05-31T12:36:28Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4598
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv SOPCOM
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv infografia
desporto
imprensa desportiva
espaços infográficos
metáfora
dc.title.fl_str_mv Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_3248
description Associada ao jornalismo, a infografia é uma ferramenta que procura facilitar a divulgação e promoção dos mais diversos conteúdos, através do uso de uma linguagem simples, da articulação harmoniosa entre imagens. A nossa análise centra-se na observação e interpretação da informação divulgada em três periódicos desportivos nacionais antes e depois de um clássico do campeonato nacional português: Sport Lisboa e Benfica (SLB) – Futebol Clube do Porto (FCP). Avaliamos a produção de infografias nos três jornais desportivos: A Bola, Record e O Jogo, perspetivando-a a partir da: a. caracterização dos usos da infografia na divulgação de conteúdos jornalísticos desportivos; b. descrição da função da infografia e o impacto que tem no leitor. Refletimos acerca da suas potencialidades, cuja utilização é ainda pouco significativa na imprensa desportiva, mas reconhecida em perceções de alunos do ensino superior.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format bookPart
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ipv.pt/bitstreams/8280d4d0-00ac-4ae9-b8b3-7e29861829c6/download
id ripv_aef2ccbe9b88d714e285dc6eaf971dc9
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/4598
instacron_str ripv
institution Instituto Politécnico de Viseu
instname_str Instituto Politécnico de Viseu
language por
network_acronym_str ripv
network_name_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4598
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ripv
person_str_mv Pereira, Filipa
Silva, Ana Isabel
Eira, Paulo
publishDate 2017
publisher.none.fl_str_mv SOPCOM
reponame_str Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ripv
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ripv
spelling porSOPCOMpt_PTAssociada ao jornalismo, a infografia é uma ferramenta que procura facilitar a divulgação e promoção dos mais diversos conteúdos, através do uso de uma linguagem simples, da articulação harmoniosa entre imagens. A nossa análise centra-se na observação e interpretação da informação divulgada em três periódicos desportivos nacionais antes e depois de um clássico do campeonato nacional português: Sport Lisboa e Benfica (SLB) – Futebol Clube do Porto (FCP). Avaliamos a produção de infografias nos três jornais desportivos: A Bola, Record e O Jogo, perspetivando-a a partir da: a. caracterização dos usos da infografia na divulgação de conteúdos jornalísticos desportivos; b. descrição da função da infografia e o impacto que tem no leitor. Refletimos acerca da suas potencialidades, cuja utilização é ainda pouco significativa na imprensa desportiva, mas reconhecida em perceções de alunos do ensino superior.application/pdfpt_PTInfografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacionalPereira, FilipaSilva, Ana IsabelEira, PauloHostingInstitutionOrganizationalInstituto Politécnico de Viseue-mailmailto:repositorio@sc.ipv.ptrepositorio@sc.ipv.ptISBNIsPartOf978-989-99840-1-12017-05-31T12:36:28Z20172017-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.19/4598http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessinfografiadesportoimprensa desportivaespaços infográficosmetáfora4205339 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_3248book parthttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ipv.pt/bitstreams/8280d4d0-00ac-4ae9-b8b3-7e29861829c6/downloadComunicação e transformações sociais: Comunicação e Política comunicação organizacional e institucional, cultural visual21.ª427437Coimbra
spellingShingle Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
Pereira, Filipa
infografia
desporto
imprensa desportiva
espaços infográficos
metáfora
status SINGLETON
subject.fl_str_mv infografia
desporto
imprensa desportiva
espaços infográficos
metáfora
title Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
title_full Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
title_fullStr Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
title_full_unstemmed Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
title_short Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
title_sort Infografia, para que te quero? Espaços infográficos na imprensa desportiva nacional
topic infografia
desporto
imprensa desportiva
espaços infográficos
metáfora
topic_facet infografia
desporto
imprensa desportiva
espaços infográficos
metáfora
url http://hdl.handle.net/10400.19/4598
visible 1