Publicação

Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A confirmação do potencial cancerígeno das fibras de amianto, veio reconhecer que todos os materiais contendo este tipo de fibras, possuem algum nível de risco para a saúde humana, passando a ser considerados resíduos perigosos no âmbito da Lista Europeia de Resíduos. A legislação mais recente em Portugal (Dec.Lei Nº 266/2007 de 24 de Julho), confirma a importância deste problema ao obrigar à existência de planos de trabalhos aprovados pela ACT previamente á remoção ou demolição de materiais contendo amianto, por firmas credenciadas para o efeito. O presente artigo aborda a problemática dos materiais contendo fibras de amianto, quer em termos da sua toxicidade, quer em termos da sua regulamentação e das condições para a sua aplicação. O mesmo abarca também uma análise do estado-da-arte, sobre os tratamentos que permitem a inertização e valorização destes resíduos.
Autores principais:Pacheco-Torgal, F.
Outros Autores:Jalali, Said
Assunto:Amianto Crisólito Mesotelioma Asbestose
Ano:2012
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade do Minho
Idioma:português
Origem:RepositóriUM - Universidade do Minho
_version_ 1867439600941662208
author Pacheco-Torgal, F.
author2 Jalali, Said
author2_role author
author_facet Pacheco-Torgal, F.
Jalali, Said
author_role author
contributor_name_str_mv RepositóriUM - Universidade do Minho
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Pacheco-Torgal, F.\"},{\"Person.name\":\"Jalali, Said\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv RepositóriUM - Universidade do Minho
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Pacheco-Torgal, F.
Jalali, Said
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2012-10-27T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2012-12-11T18:00:53Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2012-12-11T18:00:53Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Amianto
Crisólito
Mesotelioma
Asbestose
datacite.titles.title.fl_str_mv Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
dc.contributor.none.fl_str_mv RepositóriUM - Universidade do Minho
dc.creator.none.fl_str_mv Pacheco-Torgal, F.
Jalali, Said
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2012-10-27T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-11T18:00:53Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2012-12-11T18:00:53Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/21433
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Gatewit
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Amianto
Crisólito
Mesotelioma
Asbestose
dc.title.fl_str_mv Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
description A confirmação do potencial cancerígeno das fibras de amianto, veio reconhecer que todos os materiais contendo este tipo de fibras, possuem algum nível de risco para a saúde humana, passando a ser considerados resíduos perigosos no âmbito da Lista Europeia de Resíduos. A legislação mais recente em Portugal (Dec.Lei Nº 266/2007 de 24 de Julho), confirma a importância deste problema ao obrigar à existência de planos de trabalhos aprovados pela ACT previamente á remoção ou demolição de materiais contendo amianto, por firmas credenciadas para o efeito. O presente artigo aborda a problemática dos materiais contendo fibras de amianto, quer em termos da sua toxicidade, quer em termos da sua regulamentação e das condições para a sua aplicação. O mesmo abarca também uma análise do estado-da-arte, sobre os tratamentos que permitem a inertização e valorização destes resíduos.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format article
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorium.uminho.pt/bitstreams/a41cd371-d7b9-45e8-9e16-97316951258a/download
id rum_252b6881ee1eeec2e4bf0eeb015da8f2
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/21433
instacron_str repositorium
institution Universidade do Minho
instname_str Universidade do Minho
language por
network_acronym_str rum
network_name_str RepositóriUM - Universidade do Minho
oai_identifier_str oai:repositorium.uminho.pt:1822/21433
organization_str_mv urn:organizationAcronym:repositorium
person_str_mv Pacheco-Torgal, F.
Jalali, Said
publishDate 2012
publisher.none.fl_str_mv Gatewit
reponame_str RepositóriUM - Universidade do Minho
repository_id_str urn:repositoryAcronym:rum
service_str_mv urn:repositoryAcronym:rum
spelling porGatewitporA confirmação do potencial cancerígeno das fibras de amianto, veio reconhecer que todos os materiais contendo este tipo de fibras, possuem algum nível de risco para a saúde humana, passando a ser considerados resíduos perigosos no âmbito da Lista Europeia de Resíduos. A legislação mais recente em Portugal (Dec.Lei Nº 266/2007 de 24 de Julho), confirma a importância deste problema ao obrigar à existência de planos de trabalhos aprovados pela ACT previamente á remoção ou demolição de materiais contendo amianto, por firmas credenciadas para o efeito. O presente artigo aborda a problemática dos materiais contendo fibras de amianto, quer em termos da sua toxicidade, quer em termos da sua regulamentação e das condições para a sua aplicação. O mesmo abarca também uma análise do estado-da-arte, sobre os tratamentos que permitem a inertização e valorização destes resíduos.application/pdfporMateriais contendo fibras de amianto: problemas e soluçõesPacheco-Torgal, F.Jalali, SaidHostingInstitutionOrganizationalRepositóriUM - Universidade do Minhoe-mailmailto:repositorium@usdb.uminho.ptrepositorium@usdb.uminho.pt2012-12-11T18:00:53Z2012-10-272012-10-27T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/1822/21433http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessAmiantoCrisólitoMesoteliomaAsbestose9037731 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501journal articlehttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorium.uminho.pt/bitstreams/a41cd371-d7b9-45e8-9e16-97316951258a/download
spellingShingle Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
Pacheco-Torgal, F.
Amianto
Crisólito
Mesotelioma
Asbestose
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Amianto
Crisólito
Mesotelioma
Asbestose
title Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
title_full Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
title_fullStr Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
title_full_unstemmed Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
title_short Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
title_sort Materiais contendo fibras de amianto: problemas e soluções
topic Amianto
Crisólito
Mesotelioma
Asbestose
topic_facet Amianto
Crisólito
Mesotelioma
Asbestose
url https://hdl.handle.net/1822/21433
visible 1