Publicação
Os meios de comunicação no desenvolvimento da escrita cooperativa na aula de Espanhol - Língua Estrangeira
| Resumo: | O presente relatório de estágio realiza-se no âmbito do Estágio Profissional do curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Este pretende retratar a implementação do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido, no decorrer do ano letivo, na disciplina de espanhol, numa turma do 8º ano de escolaridade, nível A2. Intitulado “Os meios de comunicação no desenvolvimento da escrita cooperativa na aula de Espanhol/ Língua Estrangeira”, o objetivo principal deste projeto foi o desenvolvimento da expressão escrita com recurso à aprendizagem cooperativa e aos meios de comunicação. Pretendeu-se explorar as potencialidades didáticas dos meios de comunicação no processo ensino-aprendizagem dos alunos, concretamente, como recurso motivador e impulsionador do desenvolvimento da escrita cooperativa. A partir da análise do contexto educativo e dos documentos orientadores do processo ensino-aprendizagem do Espanhol/Língua Estrangeira, tracei os objetivos orientadores da minha investigação-ação e delineei as estratégias a aplicar no decorrer da intervenção pedagógica. A informação recolhida, nas distintas fases de implementação deste projeto, comprova a eficácia e validez dos meios de comunicação na dinamização de atividades possibilitadoras do desenvolvimento da expressão escrita, enquanto processo, e o reconhecimento da aprendizagem cooperativa como uma metodologia idónea no desenvolvimento dessa mesma destreza, na sala de aula. |
|---|---|
| Autores principais: | Fernandes, Carla Sofia Nunes |
| Assunto: | Humanidades::Línguas e Literaturas |
| Ano: | 2014 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso restrito |
| Instituição associada: | Universidade do Minho |
| Idioma: | português |
| Origem: | RepositóriUM - Universidade do Minho |
| Resumo: | O presente relatório de estágio realiza-se no âmbito do Estágio Profissional do curso de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário. Este pretende retratar a implementação do projeto de intervenção pedagógica desenvolvido, no decorrer do ano letivo, na disciplina de espanhol, numa turma do 8º ano de escolaridade, nível A2. Intitulado “Os meios de comunicação no desenvolvimento da escrita cooperativa na aula de Espanhol/ Língua Estrangeira”, o objetivo principal deste projeto foi o desenvolvimento da expressão escrita com recurso à aprendizagem cooperativa e aos meios de comunicação. Pretendeu-se explorar as potencialidades didáticas dos meios de comunicação no processo ensino-aprendizagem dos alunos, concretamente, como recurso motivador e impulsionador do desenvolvimento da escrita cooperativa. A partir da análise do contexto educativo e dos documentos orientadores do processo ensino-aprendizagem do Espanhol/Língua Estrangeira, tracei os objetivos orientadores da minha investigação-ação e delineei as estratégias a aplicar no decorrer da intervenção pedagógica. A informação recolhida, nas distintas fases de implementação deste projeto, comprova a eficácia e validez dos meios de comunicação na dinamização de atividades possibilitadoras do desenvolvimento da expressão escrita, enquanto processo, e o reconhecimento da aprendizagem cooperativa como uma metodologia idónea no desenvolvimento dessa mesma destreza, na sala de aula. |
|---|