Publication

Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização

View document

Bibliographic Details
Summary:No presente trabalho descreve-se o estudo de novos compósitos adequados para a preparação de abrasivos, realizado na empresa KGS. A resina obtida deveria apresentar elevada resistência térmica e mecânica, permitindo ao abrasivo melhorar o desbaste/ polimento da ferramenta e a sua durabilidade, comparativamente com os já existentes no mercado. Para a obtenção da resina, foi realizado o estudo detalhado da composição de abrasivos já comercializados, através de análises Termogravimétricas (TGA) e Espectroscópicas (FTIR e EDS). O desenvolvimento de novos compóstios envolveu 3 etapas. Na 1ª etapa realizou-se o teste das propriedades físicas e morfológicas de diversas resinas preparadas por mistura de resinas existentes na KGS e comercializadas por outras empresas. A preparação de diversas amostras de materiais abrasivos e a sua aplicação sobre suportes K-Loc, foi realizada na 2ª etapa. Na última etapa (3ª etapa), foi realizado o estudo da inclusão de diferentes aditivos, a alteração de padrão e de substrato, a quantidade de aditivos adicionados e optimização da sua concentração, as partículas abrasivas desejáveis e a sua quantidade ótima, no intuito de otimizar tanto a resistência mecânica e térmica, como o desbaste/ polimento. A estabilidade térmica dos materiais obtidos foi avaliada por TGA. O presente trabalho permitiu obter abrasivos com performances superiores aos demais já existentes comercialmente.
Main Authors:Lopes, Orlandino Miguel da Silva
Subject:Abrasivos Resinas de silicone Resinas fenólicas Resinas epóxidas K-Locs Resistência mecânica Resistência térmica Desbaste / polimento Abrasives Silicone resins Phenolic resins Epoxy resins Mechanical resistance Thermic resistance Grinding / polishing
Year:2016
Country:Portugal
Document type:master thesis
Access type:open access
Associated institution:Universidade do Minho
Language:Portuguese
Origin:RepositóriUM - Universidade do Minho
_version_ 1866878255694348288
author Lopes, Orlandino Miguel da Silva
author_facet Lopes, Orlandino Miguel da Silva
author_role author
contributor_name_str_mv Silva, Carlos J. R.
Nunes, J. P.
Pereira, Emanuel José Espojeira
Universidade do Minho
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Lopes, Orlandino Miguel da Silva\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Silva, Carlos J. R.
Nunes, J. P.
Pereira, Emanuel José Espojeira
Universidade do Minho
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Lopes, Orlandino Miguel da Silva
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T08:38:52Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2022-05-04T08:38:52Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Abrasivos
Resinas de silicone
Resinas fenólicas
Resinas epóxidas
K-Locs
Resistência mecânica
Resistência térmica
Desbaste / polimento
Abrasives
Silicone resins
Phenolic resins
Epoxy resins
Mechanical resistance
Thermic resistance
Grinding / polishing
datacite.titles.title.fl_str_mv Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
New resin for diamond incorporated abrasives: analysis and characterization
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Carlos J. R.
Nunes, J. P.
Pereira, Emanuel José Espojeira
Universidade do Minho
dc.creator.none.fl_str_mv Lopes, Orlandino Miguel da Silva
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-05-04T08:38:52Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2022-05-04T08:38:52Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77419
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Abrasivos
Resinas de silicone
Resinas fenólicas
Resinas epóxidas
K-Locs
Resistência mecânica
Resistência térmica
Desbaste / polimento
Abrasives
Silicone resins
Phenolic resins
Epoxy resins
Mechanical resistance
Thermic resistance
Grinding / polishing
dc.title.fl_str_mv Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
New resin for diamond incorporated abrasives: analysis and characterization
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description No presente trabalho descreve-se o estudo de novos compósitos adequados para a preparação de abrasivos, realizado na empresa KGS. A resina obtida deveria apresentar elevada resistência térmica e mecânica, permitindo ao abrasivo melhorar o desbaste/ polimento da ferramenta e a sua durabilidade, comparativamente com os já existentes no mercado. Para a obtenção da resina, foi realizado o estudo detalhado da composição de abrasivos já comercializados, através de análises Termogravimétricas (TGA) e Espectroscópicas (FTIR e EDS). O desenvolvimento de novos compóstios envolveu 3 etapas. Na 1ª etapa realizou-se o teste das propriedades físicas e morfológicas de diversas resinas preparadas por mistura de resinas existentes na KGS e comercializadas por outras empresas. A preparação de diversas amostras de materiais abrasivos e a sua aplicação sobre suportes K-Loc, foi realizada na 2ª etapa. Na última etapa (3ª etapa), foi realizado o estudo da inclusão de diferentes aditivos, a alteração de padrão e de substrato, a quantidade de aditivos adicionados e optimização da sua concentração, as partículas abrasivas desejáveis e a sua quantidade ótima, no intuito de otimizar tanto a resistência mecânica e térmica, como o desbaste/ polimento. A estabilidade térmica dos materiais obtidos foi avaliada por TGA. O presente trabalho permitiu obter abrasivos com performances superiores aos demais já existentes comercialmente.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://prod-dspace.uminho.pt/bitstreams/ec8bcbcb-068b-4c6c-85a1-9af5216d42c1/download
id rum_f4c7c8bcbc8924dd3a4b3dc2c15addb2
identifier.url.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/77419
instacron_str repositorium
institution Universidade do Minho
instname_str Universidade do Minho
language por
network_acronym_str rum
network_name_str RepositóriUM - Universidade do Minho
oai_identifier_str oai:repositorium.uminho.pt:1822/77419
organization_str_mv urn:organizationAcronym:repositorium
person_str_mv Lopes, Orlandino Miguel da Silva
publishDate 2016
reponame_str RepositóriUM - Universidade do Minho
repository_id_str urn:repositoryAcronym:rum
service_str_mv urn:repositoryAcronym:rum
spelling porporNo presente trabalho descreve-se o estudo de novos compósitos adequados para a preparação de abrasivos, realizado na empresa KGS. A resina obtida deveria apresentar elevada resistência térmica e mecânica, permitindo ao abrasivo melhorar o desbaste/ polimento da ferramenta e a sua durabilidade, comparativamente com os já existentes no mercado. Para a obtenção da resina, foi realizado o estudo detalhado da composição de abrasivos já comercializados, através de análises Termogravimétricas (TGA) e Espectroscópicas (FTIR e EDS). O desenvolvimento de novos compóstios envolveu 3 etapas. Na 1ª etapa realizou-se o teste das propriedades físicas e morfológicas de diversas resinas preparadas por mistura de resinas existentes na KGS e comercializadas por outras empresas. A preparação de diversas amostras de materiais abrasivos e a sua aplicação sobre suportes K-Loc, foi realizada na 2ª etapa. Na última etapa (3ª etapa), foi realizado o estudo da inclusão de diferentes aditivos, a alteração de padrão e de substrato, a quantidade de aditivos adicionados e optimização da sua concentração, as partículas abrasivas desejáveis e a sua quantidade ótima, no intuito de otimizar tanto a resistência mecânica e térmica, como o desbaste/ polimento. A estabilidade térmica dos materiais obtidos foi avaliada por TGA. O presente trabalho permitiu obter abrasivos com performances superiores aos demais já existentes comercialmente.application/pdfporNova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterizaçãoAlternativeTitleporNew resin for diamond incorporated abrasives: analysis and characterizationLopes, Orlandino Miguel da SilvaSilva, Carlos J. R.Nunes, J. P.Pereira, Emanuel José EspojeiraHostingInstitutionOrganizationalUniversidade do Minhoe-mailmailto:repositorium@usdb.uminho.ptrepositorium@usdb.uminho.ptURNurn:tid:2016807852022-05-04T08:38:52Z201620162016-01-01T00:00:00ZHandlehttps://hdl.handle.net/1822/77419http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessAbrasivosResinas de siliconeResinas fenólicasResinas epóxidasK-LocsResistência mecânicaResistência térmicaDesbaste / polimentoAbrasivesSilicone resinsPhenolic resinsEpoxy resinsMechanical resistanceThermic resistanceGrinding / polishing4575116 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://prod-dspace.uminho.pt/bitstreams/ec8bcbcb-068b-4c6c-85a1-9af5216d42c1/download
spellingShingle Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
Lopes, Orlandino Miguel da Silva
Abrasivos
Resinas de silicone
Resinas fenólicas
Resinas epóxidas
K-Locs
Resistência mecânica
Resistência térmica
Desbaste / polimento
Abrasives
Silicone resins
Phenolic resins
Epoxy resins
Mechanical resistance
Thermic resistance
Grinding / polishing
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Abrasivos
Resinas de silicone
Resinas fenólicas
Resinas epóxidas
K-Locs
Resistência mecânica
Resistência térmica
Desbaste / polimento
Abrasives
Silicone resins
Phenolic resins
Epoxy resins
Mechanical resistance
Thermic resistance
Grinding / polishing
title Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
title_full Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
title_fullStr Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
title_full_unstemmed Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
title_short Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
title_sort Nova resina para abrasivos diamantados: análise e caracterização
topic Abrasivos
Resinas de silicone
Resinas fenólicas
Resinas epóxidas
K-Locs
Resistência mecânica
Resistência térmica
Desbaste / polimento
Abrasives
Silicone resins
Phenolic resins
Epoxy resins
Mechanical resistance
Thermic resistance
Grinding / polishing
topic_facet Abrasivos
Resinas de silicone
Resinas fenólicas
Resinas epóxidas
K-Locs
Resistência mecânica
Resistência térmica
Desbaste / polimento
Abrasives
Silicone resins
Phenolic resins
Epoxy resins
Mechanical resistance
Thermic resistance
Grinding / polishing
url https://hdl.handle.net/1822/77419
visible 1