Publicação

Caracterização de alvenarias de pedra antigas

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Esta dissertação surge com o intuito de se realizar um estudo de estruturas históricas e tradicionais, cuja construção fosse, especificamente, de alvenaria de pedra. Assim sendo, o presente trabalho insere-se no âmbito da reabilitação de paredes de alvenaria com tais características, com vista a ajudar a manter e preservar o património histórico edificado. Uma vez que, a reabilitação de construções antigas necessita de um conhecimento específico, tanto das propriedades dos materiais como das tipologias das paredes de alvenaria, foi realizado um estudo com a finalidade de se obter essas informações sobre paredes de alvenarias de pedra. Escolheram-se várias paredes de alvenaria de pedra, resultantes de ruínas ou de demolições, para a realização deste estudo, as quais foram fotografadas, e posteriormente, retiradas amostras das suas secções transversais assim como de algumas dos seuss alçados. Para além de um levantamento tipológico das paredes de alvenaria de pedra escolhidas, os materiais existentes nessas alvenarias foram também exaustivamente identificados. Foi realizada também uma análise das paredes de alvenaria de pedra relativamente às áreas dos materiais e vazios, diâmetros e menores dimensões desses mesmos vazios e foi feita uma classificação das alvenarias quanto ao número de panos e tipo de conexão entre eles. Descrevem-se também os ensaios realizados em laboratório, quanto à granulometria, porosidade, análise termo gravimétrica e de carbonatação (por fenolftaleína) dos materiais existentes nas paredes escolhidas para o estudo. Em suma, este trabalho serviu para um melhoramento dos conhecimentos, assim como obter informações importantes para futuros trabalhos de reabilitação envolvendo paredes de alvenaria de pedra antigas.
Autores principais:Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
Assunto:Paredes de alvenarias de pedra Argamassa de cal aérea Reparação e reabilitação Técnicas de diagnóstico estrutural Caracterização de alvenarias
Ano:2013
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade Nova de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório Institucional da UNL
_version_ 1868982327163486208
author Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
author_facet Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
author_role author
contributor_name_str_mv Henriques, Fernando
RUN
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Henriques, Fernando
RUN
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2013-09-12T09:48:10Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2013-09-12T09:48:10Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Paredes de alvenarias de pedra
Argamassa de cal aérea
Reparação e reabilitação
Técnicas de diagnóstico estrutural
Caracterização de alvenarias
datacite.titles.title.fl_str_mv Caracterização de alvenarias de pedra antigas
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Fernando
RUN
dc.creator.none.fl_str_mv Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-09-12T09:48:10Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2013-09-12T09:48:10Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10400
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Paredes de alvenarias de pedra
Argamassa de cal aérea
Reparação e reabilitação
Técnicas de diagnóstico estrutural
Caracterização de alvenarias
dc.title.fl_str_mv Caracterização de alvenarias de pedra antigas
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Esta dissertação surge com o intuito de se realizar um estudo de estruturas históricas e tradicionais, cuja construção fosse, especificamente, de alvenaria de pedra. Assim sendo, o presente trabalho insere-se no âmbito da reabilitação de paredes de alvenaria com tais características, com vista a ajudar a manter e preservar o património histórico edificado. Uma vez que, a reabilitação de construções antigas necessita de um conhecimento específico, tanto das propriedades dos materiais como das tipologias das paredes de alvenaria, foi realizado um estudo com a finalidade de se obter essas informações sobre paredes de alvenarias de pedra. Escolheram-se várias paredes de alvenaria de pedra, resultantes de ruínas ou de demolições, para a realização deste estudo, as quais foram fotografadas, e posteriormente, retiradas amostras das suas secções transversais assim como de algumas dos seuss alçados. Para além de um levantamento tipológico das paredes de alvenaria de pedra escolhidas, os materiais existentes nessas alvenarias foram também exaustivamente identificados. Foi realizada também uma análise das paredes de alvenaria de pedra relativamente às áreas dos materiais e vazios, diâmetros e menores dimensões desses mesmos vazios e foi feita uma classificação das alvenarias quanto ao número de panos e tipo de conexão entre eles. Descrevem-se também os ensaios realizados em laboratório, quanto à granulometria, porosidade, análise termo gravimétrica e de carbonatação (por fenolftaleína) dos materiais existentes nas paredes escolhidas para o estudo. Em suma, este trabalho serviu para um melhoramento dos conhecimentos, assim como obter informações importantes para futuros trabalhos de reabilitação envolvendo paredes de alvenaria de pedra antigas.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://run.unl.pt/bitstreams/62ad237a-7e83-4d87-9095-a95ac3ad39f9/download
id run_3152dd02f600add2ddbef37bfadcaca0
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/10400
inst_facet_str urn:organizationAcronym:unl{{{_:::_}}}Universidade Nova de Lisboa
instacron_str unl
institution Universidade Nova de Lisboa
instname_str Universidade Nova de Lisboa
language por
network_acronym_str run
network_name_str Repositório Institucional da UNL
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/10400
organization_str_mv urn:organizationAcronym:unl
person_str_mv Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
publishDate 2013
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Ciências e Tecnologia
repo_facet_str urn:repositoryAcronym:run{{{_:::_}}}Repositório Institucional da UNL
reponame_str Repositório Institucional da UNL
repository_id_str urn:repositoryAcronym:run
service_str_mv urn:repositoryAcronym:run
spelling porFaculdade de Ciências e TecnologiaporEsta dissertação surge com o intuito de se realizar um estudo de estruturas históricas e tradicionais, cuja construção fosse, especificamente, de alvenaria de pedra. Assim sendo, o presente trabalho insere-se no âmbito da reabilitação de paredes de alvenaria com tais características, com vista a ajudar a manter e preservar o património histórico edificado. Uma vez que, a reabilitação de construções antigas necessita de um conhecimento específico, tanto das propriedades dos materiais como das tipologias das paredes de alvenaria, foi realizado um estudo com a finalidade de se obter essas informações sobre paredes de alvenarias de pedra. Escolheram-se várias paredes de alvenaria de pedra, resultantes de ruínas ou de demolições, para a realização deste estudo, as quais foram fotografadas, e posteriormente, retiradas amostras das suas secções transversais assim como de algumas dos seuss alçados. Para além de um levantamento tipológico das paredes de alvenaria de pedra escolhidas, os materiais existentes nessas alvenarias foram também exaustivamente identificados. Foi realizada também uma análise das paredes de alvenaria de pedra relativamente às áreas dos materiais e vazios, diâmetros e menores dimensões desses mesmos vazios e foi feita uma classificação das alvenarias quanto ao número de panos e tipo de conexão entre eles. Descrevem-se também os ensaios realizados em laboratório, quanto à granulometria, porosidade, análise termo gravimétrica e de carbonatação (por fenolftaleína) dos materiais existentes nas paredes escolhidas para o estudo. Em suma, este trabalho serviu para um melhoramento dos conhecimentos, assim como obter informações importantes para futuros trabalhos de reabilitação envolvendo paredes de alvenaria de pedra antigas.application/pdfporCaracterização de alvenarias de pedra antigasRosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria daHenriques, FernandoHostingInstitutionOrganizationalRUNe-mailmailto:run@unl.ptrun@unl.pt2013-09-12T09:48:10Z20132013-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10362/10400http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessParedes de alvenarias de pedraArgamassa de cal aéreaReparação e reabilitaçãoTécnicas de diagnóstico estruturalCaracterização de alvenarias5451056 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://run.unl.pt/bitstreams/62ad237a-7e83-4d87-9095-a95ac3ad39f9/download
spellingShingle Caracterização de alvenarias de pedra antigas
Rosa, Carlos Francisco Meneses Fernandes Faria da
Paredes de alvenarias de pedra
Argamassa de cal aérea
Reparação e reabilitação
Técnicas de diagnóstico estrutural
Caracterização de alvenarias
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Paredes de alvenarias de pedra
Argamassa de cal aérea
Reparação e reabilitação
Técnicas de diagnóstico estrutural
Caracterização de alvenarias
title Caracterização de alvenarias de pedra antigas
title_full Caracterização de alvenarias de pedra antigas
title_fullStr Caracterização de alvenarias de pedra antigas
title_full_unstemmed Caracterização de alvenarias de pedra antigas
title_short Caracterização de alvenarias de pedra antigas
title_sort Caracterização de alvenarias de pedra antigas
topic Paredes de alvenarias de pedra
Argamassa de cal aérea
Reparação e reabilitação
Técnicas de diagnóstico estrutural
Caracterização de alvenarias
topic_facet Paredes de alvenarias de pedra
Argamassa de cal aérea
Reparação e reabilitação
Técnicas de diagnóstico estrutural
Caracterização de alvenarias
url http://hdl.handle.net/10362/10400
visible 1