Publicação
Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook
| Resumo: | A doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia. |
|---|---|
| Autores principais: | Silva, Filomena Neves da |
| Assunto: | Pandemia Estratégias de comunicação Comunicação de crise Covid-19 Pandemic Crisis Communication strategies |
| Ano: | 2022 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Universidade Nova de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Repositório Institucional da UNL |
| Resumo: | A doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia. |
|---|