Publicação

Covid-19: a estratégia comunicacional da Direção Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia.
Autores principais:Silva, Filomena Neves da
Assunto:Pandemia Estratégias de comunicação Comunicação de crise Covid-19 Pandemic Crisis Communication strategies
Ano:2022
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade Nova de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório Institucional da UNL
Descrição
Resumo:A doença provocada por coronavírus (Covid-19), foi declarada como uma pandemia a dia 11 de março de 2020 por parte da Organização Mundial de Saúde (OMS) criando um marco na história mundial. Os órgãos do governo dos países de todo o mundo tiveram que preparar rapidamente as suas estratégias comunicacionais para lidar com uma crise de saúde pública, económica e social. A divulgação da informação afeta a uma pandemia é um acontecimento que está de mãos dadas com a desinformação. Face à quantidade de dados que são divulgados diariamente, a cada instante, torna-se necessário estabelecer uma estratégia comunicacional, baseada num modelo de comunicação de crise, que sirva o propósito de estabelecer uma via de comunicação eficaz entre os órgãos de soberania e a população. Este trabalho visa efetuar uma análise detalhada à comunicação por parte da Direção-Geral da Saúde (DGS) na rede social Facebook de maio e junho de 2020 e maio e junho de 2021. Este trabalho foi dividido em três pilares: a comunicação de crise na saúde pública, a análise do modelo de comunicação implementado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e a aplicação da estratégia de comunicação usada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) no Facebook. Este trabalho pretende, como objetivo principal elencar as práticas de comunicação de crise utilizadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nas redes sociais num período conturbado de pandemia.