Publicação

A leitura do par privilégio-opressão no contexto pandémico brasileiro pelas teorias críticas decoloniais: uma proposta de metodologia decolonial.

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Resumo A pandemia da Covid-19, espraiada pelo mundo desde 2020, tem aprofundado as desigualdades interseccionais no Brasil, aquelas que se sedimentam no entrecruzamento entre as opressões de classe, raça, género e sexualidade. Para a compreensão destas apoiamos-nos aqui nas teorias críticas decoloniais através da construção de uma metodologia decolonial centrada na tensão colonialidade-decolonialidade. A questão central passa por perceber como é que uma metodologia decolonial pode ajudar a compreender aspetos da realidade pandémica brasileira, situada no par privilégio-opressão? Espera-se, com isso, contribuir para uma ecologia de saberes latino-americanos e caribenhos, propondo uma metodologia que valorize os conflitos sociais e as experiências de (r)existência.
Autores principais:Medeiros,Rogério de Souza
Outros Autores:Lira,Bruno Ferreira Freire Andrade
Assunto:marcadores sociais da diferença metodologia decolonial privilégio-opressão pandemia.
Ano:2023
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Fundação para a Ciência e Tecnologia
Idioma:português
Origem:SciELO Portugal

Registos relacionados