Publicação
Benefícios de um jardim terapêutico na saúde e bem-estar de pacientes com doença mental: Um estudo de caso
| Resumo: | RESUMO O estudo investiga os benefícios de um jardim terapêutico na saúde e bem-estar de pacientes com doença mental num hospital de dia. A investigação foi conduzida entre março de 2019 e junho de 2020, tendo sido desenvolvida em três fases distintas, a construção e intervenção no jardim terapêutico, e a preparação e aplicação de entrevistas a profissionais de saúde. Quinzeutentes, diagnosticados com esquizofrenia, depressão profunda e perturbação obsessivo-compulsiva, frequentaram o jardim regularmente. Os resultados demonstram múltiplos benefícios terapêuticos, incluindo: aumento da responsabilidade e cumprimento de regras, melhoria da socialização, redução do stress e ansiedade, facilitação da expressão emocional, estimulação sensorial e física, redução do consumo de tabaco e diminuição dos reinternamentos psiquiátricos. O jardim promoveu o relaxamento e o desenvolvimento de rotinas mais estruturadas, contribuindo para a reabilitação dos utentes. A investigação reforça a eficácia dos jardins terapêuticos como abordagem complementar no tratamento da doença mental, destacando o seu impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes. |
|---|---|
| Autores principais: | Silva,Sofia Preciosa do Nascimento |
| Outros Autores: | Fonseca,Sandra Celina Fernandes; Pereira,Antonino Manuel de Almeida; Varajidás,Carla Sandra Carneiro Afonso; Coelho,Eduarda Maria Rocha Teles de Castro |
| Assunto: | jardim terapêutico saúde mental reabilitação psiquiátrica bem-estar horticultura terapêutica |
| Ano: | 2025 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | artigo |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Fundação para a Ciência e Tecnologia |
| Idioma: | português |
| Origem: | SciELO Portugal |
| Resumo: | RESUMO O estudo investiga os benefícios de um jardim terapêutico na saúde e bem-estar de pacientes com doença mental num hospital de dia. A investigação foi conduzida entre março de 2019 e junho de 2020, tendo sido desenvolvida em três fases distintas, a construção e intervenção no jardim terapêutico, e a preparação e aplicação de entrevistas a profissionais de saúde. Quinzeutentes, diagnosticados com esquizofrenia, depressão profunda e perturbação obsessivo-compulsiva, frequentaram o jardim regularmente. Os resultados demonstram múltiplos benefícios terapêuticos, incluindo: aumento da responsabilidade e cumprimento de regras, melhoria da socialização, redução do stress e ansiedade, facilitação da expressão emocional, estimulação sensorial e física, redução do consumo de tabaco e diminuição dos reinternamentos psiquiátricos. O jardim promoveu o relaxamento e o desenvolvimento de rotinas mais estruturadas, contribuindo para a reabilitação dos utentes. A investigação reforça a eficácia dos jardins terapêuticos como abordagem complementar no tratamento da doença mental, destacando o seu impacto positivo na qualidade de vida dos pacientes. |
|---|