Publicação

Os efeitos do rompimento de um relacionamento amoroso em estudantes universitários

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Para universitários, o rompimento de um relacionamento amoroso pode ser considerado como um incidente negativamente tão angustiante a ponto de ser comparado a uma situação de luto, ou ainda, de uma de experiência de Estresse Pós-Traumático. Pretendeu-se, com este estudo, entender a relação existente entre as Dificuldades de Regulação Emocional, a Sintomatologia de Luto Prolongado, de Estresse Pós-Traumático e de Amarguramento, em estudantes do Ensino Superior associadas à perda de um relacionamento amoroso. Participaram desse estudo 100 estudantes do Ensino Superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos e que experienciaram, pelo menos, a perda de um relacionamento amoroso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa com a aplicação de quatro instrumentos largamente utilizados em pesquisas. Os resultados obtidos permitiram descrever a existência de sintomatologia de Luto Prolongado, Traumático e de Amarguramento em jovens, após a perda de um relacionamento amoroso, assim como as Dificuldades de Regulação Emocional na predição da sintomatologia de Luto Prolongado, Traumática e de Amarguramento. Desta forma, os resultados foram ao encontro do esperado, verificando-se que os estudantes do Ensino Superior constituem uma população com elevado risco de apresentar essas sintomatologias.
Autores principais:Bastos,Vânia
Outros Autores:Rocha,José Carlos; Almeida,Thiago de
Assunto:luto luto prolongado estresse pós-traumático regulação emocional/controle emocional
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Fundação para a Ciência e Tecnologia
Idioma:português
Origem:SciELO Portugal
Descrição
Resumo:Para universitários, o rompimento de um relacionamento amoroso pode ser considerado como um incidente negativamente tão angustiante a ponto de ser comparado a uma situação de luto, ou ainda, de uma de experiência de Estresse Pós-Traumático. Pretendeu-se, com este estudo, entender a relação existente entre as Dificuldades de Regulação Emocional, a Sintomatologia de Luto Prolongado, de Estresse Pós-Traumático e de Amarguramento, em estudantes do Ensino Superior associadas à perda de um relacionamento amoroso. Participaram desse estudo 100 estudantes do Ensino Superior, com idades compreendidas entre os 18 e os 36 anos e que experienciaram, pelo menos, a perda de um relacionamento amoroso. Recorreu-se a uma metodologia quantitativa com a aplicação de quatro instrumentos largamente utilizados em pesquisas. Os resultados obtidos permitiram descrever a existência de sintomatologia de Luto Prolongado, Traumático e de Amarguramento em jovens, após a perda de um relacionamento amoroso, assim como as Dificuldades de Regulação Emocional na predição da sintomatologia de Luto Prolongado, Traumática e de Amarguramento. Desta forma, os resultados foram ao encontro do esperado, verificando-se que os estudantes do Ensino Superior constituem uma população com elevado risco de apresentar essas sintomatologias.