Publicação

A crise da pandemia da COVID-19 desnuda o racismo estrutural no Brasil

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Resumo A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe um novo desafio para a humanidade. O Brasil, por suas características de desigualdade extrema, foi impactado severamente pela COVID-19. Estes impactos foram particularmente severos entre a população negra. O objetivo deste trabalho é analisar se o racismo estrutural se reflecte na taxa de mortalidade por COVID-19 da população negra, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos de fontes oficiais como IBGE, Agência Pública, Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde. Os resultados mostraram que a população negra se tornou a maior vítima da doença. A média de óbitos entre negros é de 60,7% em comparação com as pessoas brancas que somaram 37,2% das mortes. Este estudo revela que a pandemia se tornou uma verdadeira tragédia para a população negra brasileira.
Autores principais:Sthel,Fernanda Gonçalves
Outros Autores:Silva,Luciane Soares da
Assunto:COVID-19 racismo estrutural desigualdade social Brasil
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Fundação para a Ciência e Tecnologia
Idioma:português
Origem:SciELO Portugal
Descrição
Resumo:Resumo A pandemia causada pelo SARS-CoV-2 trouxe um novo desafio para a humanidade. O Brasil, por suas características de desigualdade extrema, foi impactado severamente pela COVID-19. Estes impactos foram particularmente severos entre a população negra. O objetivo deste trabalho é analisar se o racismo estrutural se reflecte na taxa de mortalidade por COVID-19 da população negra, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. Os dados utilizados foram obtidos de fontes oficiais como IBGE, Agência Pública, Ministério da Saúde e as Secretarias Estaduais de Saúde. Os resultados mostraram que a população negra se tornou a maior vítima da doença. A média de óbitos entre negros é de 60,7% em comparação com as pessoas brancas que somaram 37,2% das mortes. Este estudo revela que a pandemia se tornou uma verdadeira tragédia para a população negra brasileira.