Publicação

As características da liderança na era digital

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O ritmo de mudança que as organizações enfrentam nos dias de hoje requer uma liderança mais flexível e com elevada adaptabilidade. Líderes com essas capacidades trabalham de maneira mais eficaz num ambiente em rápida mudança e altamente digital. Neste contexto digital, torna-se fundamental a necessidade de apresentar novas propostas de liderança, que sejam mais pertinentes e ajustadas às alterações da realidade das organizações. A literatura reforça a constante transformação do conceito de liderança e a sua elevada dependência do contexto onde é exercida. Desse modo, torna-se fundamental no atual contexto organizacional de transformação digital discutir as características da liderança e o seu impacto nas organizações e na sociedade. Tendo por base a análise de maturidade digital das organizações e das características dos seus líderes, pretende este estudo validar se o progresso rumo à maturidade digital altera a liderança nas organizações e identificar quais as características predominantes apenas num contexto de maturidade digital. Com esta amostra, os resultados deste estudo não permitem reforçar que o progresso rumo à maturidade digital modifica o perfil de liderança e as suas características nas organizações. Apesar da predominância nos diversos estádios de maturidade digital de características como a eficácia e motivação, a assertividade, o foco em resultados e o empowerment, com esta amostra não foi possível concluir que as mesmas são comuns apenas em organizações em maturação digital.
Autores principais:Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
Assunto:liderança características da liderança transformação digital maturidade digital leadership leadership characteristics digital transformation digital maturity
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1866809105374511104
author Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
author_facet Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
author_role author
contributor_name_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2019-10-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T00:30:14Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2020-06-10T00:30:14Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv liderança
características da liderança
transformação digital
maturidade digital
leadership
leadership characteristics
digital transformation
digital maturity
datacite.titles.title.fl_str_mv As características da liderança na era digital
dc.contributor.none.fl_str_mv Henriques, Paulo Lopes
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2019-10-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-06-10T00:30:14Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2020-06-10T00:30:14Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19001
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv liderança
características da liderança
transformação digital
maturidade digital
leadership
leadership characteristics
digital transformation
digital maturity
dc.title.fl_str_mv As características da liderança na era digital
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O ritmo de mudança que as organizações enfrentam nos dias de hoje requer uma liderança mais flexível e com elevada adaptabilidade. Líderes com essas capacidades trabalham de maneira mais eficaz num ambiente em rápida mudança e altamente digital. Neste contexto digital, torna-se fundamental a necessidade de apresentar novas propostas de liderança, que sejam mais pertinentes e ajustadas às alterações da realidade das organizações. A literatura reforça a constante transformação do conceito de liderança e a sua elevada dependência do contexto onde é exercida. Desse modo, torna-se fundamental no atual contexto organizacional de transformação digital discutir as características da liderança e o seu impacto nas organizações e na sociedade. Tendo por base a análise de maturidade digital das organizações e das características dos seus líderes, pretende este estudo validar se o progresso rumo à maturidade digital altera a liderança nas organizações e identificar quais as características predominantes apenas num contexto de maturidade digital. Com esta amostra, os resultados deste estudo não permitem reforçar que o progresso rumo à maturidade digital modifica o perfil de liderança e as suas características nas organizações. Apesar da predominância nos diversos estádios de maturidade digital de características como a eficácia e motivação, a assertividade, o foco em resultados e o empowerment, com esta amostra não foi possível concluir que as mesmas são comuns apenas em organizações em maturação digital.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/9a56f1cd-2f2e-401b-b63d-df8d330cf6e4/download
id ul_03ccb73a3fdc7f7f2e7e45cee9c159ef
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/19001
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10400.5/19001
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
publishDate 2019
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porInstituto Superior de Economia e Gestãopt_PTO ritmo de mudança que as organizações enfrentam nos dias de hoje requer uma liderança mais flexível e com elevada adaptabilidade. Líderes com essas capacidades trabalham de maneira mais eficaz num ambiente em rápida mudança e altamente digital. Neste contexto digital, torna-se fundamental a necessidade de apresentar novas propostas de liderança, que sejam mais pertinentes e ajustadas às alterações da realidade das organizações. A literatura reforça a constante transformação do conceito de liderança e a sua elevada dependência do contexto onde é exercida. Desse modo, torna-se fundamental no atual contexto organizacional de transformação digital discutir as características da liderança e o seu impacto nas organizações e na sociedade. Tendo por base a análise de maturidade digital das organizações e das características dos seus líderes, pretende este estudo validar se o progresso rumo à maturidade digital altera a liderança nas organizações e identificar quais as características predominantes apenas num contexto de maturidade digital. Com esta amostra, os resultados deste estudo não permitem reforçar que o progresso rumo à maturidade digital modifica o perfil de liderança e as suas características nas organizações. Apesar da predominância nos diversos estádios de maturidade digital de características como a eficácia e motivação, a assertividade, o foco em resultados e o empowerment, com esta amostra não foi possível concluir que as mesmas são comuns apenas em organizações em maturação digital.application/pdfpt_PTAs características da liderança na era digitalPedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro PintoHenriques, Paulo LopesHostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@reitoria.ulisboa.ptrepositorio@reitoria.ulisboa.pt2020-06-10T00:30:14Z2019-102019-10-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.5/19001http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessliderançacaracterísticas da liderançatransformação digitalmaturidade digitalleadershipleadership characteristicsdigital transformationdigital maturity936092 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/9a56f1cd-2f2e-401b-b63d-df8d330cf6e4/download
spellingShingle As características da liderança na era digital
Pedrosa, Ricardo Jorge Serra Sapateiro Pinto
liderança
características da liderança
transformação digital
maturidade digital
leadership
leadership characteristics
digital transformation
digital maturity
status SINGLETON
subject.fl_str_mv liderança
características da liderança
transformação digital
maturidade digital
leadership
leadership characteristics
digital transformation
digital maturity
title As características da liderança na era digital
title_full As características da liderança na era digital
title_fullStr As características da liderança na era digital
title_full_unstemmed As características da liderança na era digital
title_short As características da liderança na era digital
title_sort As características da liderança na era digital
topic liderança
características da liderança
transformação digital
maturidade digital
leadership
leadership characteristics
digital transformation
digital maturity
topic_facet liderança
características da liderança
transformação digital
maturidade digital
leadership
leadership characteristics
digital transformation
digital maturity
url http://hdl.handle.net/10400.5/19001
visible 1