Publication

Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias

View document

Bibliographic Details
Summary:As ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemos desenvolver no âmbito do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação. Projecto que tinha como finalidade a explicitação das “Metas de Aprendizagem” nas diferentes áreas curriculares / disciplinares e que viria a permitir que também as aprendizagens associadas às TIC, pela primeira vez no nosso País, fossem consideradas de forma integrada para os diferentes níveis que compõem a escolaridade, incluindo a educação pré-escolar. É uma síntese das ideias que presidiram ao trabalho desenvolvido pela equipa que coordenámos, e do produto a que se chegou (proposta de metas de aprendizagem na área das TIC), que aqui apresentamos. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem entretanto divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt), em particular a análise cuidada das metas da área das TIC, será o complemento natural necessário para a compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou.
Main Authors:Costa, Fernando Albuquerque
Subject:Metas de aprendizagem TIC Transversalidade Portugal
Year:2010
Country:Portugal
Document type:conference output
Access type:open access
Associated institution:Universidade de Lisboa
Language:Portuguese
Origin:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1866811258300268544
author Costa, Fernando Albuquerque
author_facet Costa, Fernando Albuquerque
author_role author
contributor_name_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Costa, Fernando Albuquerque\",\"Person.identifier.orcid\":\"0000-0001-9604-5542\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Costa, Fernando Albuquerque
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2012-03-22T12:33:20Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2012-03-22T12:33:20Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
datacite.titles.title.fl_str_mv Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Costa, Fernando Albuquerque
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-22T12:33:20Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2012-03-22T12:33:20Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5704
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
dc.title.fl_str_mv Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_c94f
description As ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemos desenvolver no âmbito do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação. Projecto que tinha como finalidade a explicitação das “Metas de Aprendizagem” nas diferentes áreas curriculares / disciplinares e que viria a permitir que também as aprendizagens associadas às TIC, pela primeira vez no nosso País, fossem consideradas de forma integrada para os diferentes níveis que compõem a escolaridade, incluindo a educação pré-escolar. É uma síntese das ideias que presidiram ao trabalho desenvolvido pela equipa que coordenámos, e do produto a que se chegou (proposta de metas de aprendizagem na área das TIC), que aqui apresentamos. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem entretanto divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt), em particular a análise cuidada das metas da área das TIC, será o complemento natural necessário para a compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format conferenceObject
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/b75ae907-bfc9-4d3c-bcbb-397c876a0dd0/download
id ul_c19c95a927cd6673ff4b2ffe363c14a2
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5704
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10451/5704
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Costa, Fernando Albuquerque
Costa, Fernando Albuquerque
https://www.ciencia-id.pt/5B11-4E10-BCE0
5B11-4E10-BCE0
http://orcid.org/0000-0001-9604-5542
0000-0001-9604-5542
publishDate 2010
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porInstituto de Educação da Universidade de LisboaporAs ideias apresentadas neste texto resultam da reflexão que temos vindo a fazer, de há alguns anos a esta parte, sobre os objectivos e o modo como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) podem ser integradas no currículo escolar. Decorrem, por outro lado, de forma mais próxima, do trabalho que recentemente pudemos desenvolver no âmbito do projecto “Metas de Aprendizagem” do Ministério da Educação. Projecto que tinha como finalidade a explicitação das “Metas de Aprendizagem” nas diferentes áreas curriculares / disciplinares e que viria a permitir que também as aprendizagens associadas às TIC, pela primeira vez no nosso País, fossem consideradas de forma integrada para os diferentes níveis que compõem a escolaridade, incluindo a educação pré-escolar. É uma síntese das ideias que presidiram ao trabalho desenvolvido pela equipa que coordenámos, e do produto a que se chegou (proposta de metas de aprendizagem na área das TIC), que aqui apresentamos. A análise crítica que o leitor possa realizar das metas de aprendizagem entretanto divulgadas oficialmente pelo Ministério da Educação através do site da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (www.metasdeaprendizagem.min-edu.pt), em particular a análise cuidada das metas da área das TIC, será o complemento natural necessário para a compreensão e discussão que se pretende estimular em torno da proposta a que se chegou.application/pdfporMetas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com TecnologiasPersonalCosta, Fernando AlbuquerqueDSpacehttp://dspace.org/items/5d13a717-70e5-41f5-ab63-6bf567881a3eDSpacehttp://dspace.org/items/5d13a717-70e5-41f5-ab63-6bf567881a3eAlbuquerque CostaFernando AntónioCiência IDhttps://www.ciencia-id.pt5B11-4E10-BCE0ORCIDhttp://orcid.org0000-0001-9604-5542Scopus Author IDhttps://www.scopus.com24723577100HostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@reitoria.ulisboa.ptrepositorio@reitoria.ulisboa.ptISBNIsPartOf978-989-9699-1-52012-03-22T12:33:20Z20102010-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10451/5704http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessMetas de aprendizagemTICTransversalidadePortugal374449 bytesother research producthttp://purl.org/coar/resource_type/c_c94fconference objecthttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/b75ae907-bfc9-4d3c-bcbb-397c876a0dd0/downloadInovação Curricular com TIC. I Encontro Internacional TIC e Educação931936Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal
spellingShingle Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
Costa, Fernando Albuquerque
Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
title Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
title_full Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
title_fullStr Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
title_full_unstemmed Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
title_short Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
title_sort Metas de Aprendizagem na área das TIC: Aprender Com Tecnologias
topic Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
topic_facet Metas de aprendizagem
TIC
Transversalidade
Portugal
url http://hdl.handle.net/10451/5704
visible 1