Publicação

Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O linfoma canino é um dos tumores malignos com maior prevalência no cão, sendo o linfoma difuso de células B grandes o subtipo mais comum. A topoisomerase IIα, proteína nuclear multifuncional, participa nos mecanismos de proliferação celular, constituindo um importante alvo terapêutico em tumores do sistema hematopoiético. Embora vários artigos publicados demonstrem que a expressão de topoisomerase IIα é um fator de prognóstico em humanos com linfoma não-Hodgkin, a sua relevância no linfoma canino é desconhecida. Foi objetivo deste estudo avaliar a expressão de topoisomerase IIα em linfomas B caninos e o seu valor prognóstico. Foram analisados 12 casos de linfoma difuso de células B grandes com recurso à técnica de imunohistoquímica, após otimização do protocolo. Procedeu-se à contagem celular, dividindo-se a intensidade de imunomarcação em três graus (intensa, moderada e nula). Correlacionaram-se os níveis de expressão de topoisomerase IIα com o marcador de proliferação Ki-67 e com o tempo de sobrevivência mas, devido ao reduzido número de casos estudados, não foram obtidos valores estatisticamente significativos. Este estudo permitiu otimizar o processo de imunomarcação e de quantificação da topoisomerase IIα em linfomas caninos. De futuro, devem ser realizados mais trabalhos que permitam aferir a validade da expressão desta enzima como fator prognóstico, neste tipo de tumores.
Autores principais:Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
Assunto:Linfoma canino topoisomerase IIα imunohistoquímica marcador de proliferação Canine lymphoma topoisomerase IIα immunohistochemistry proliferation marker
Ano:2016
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1866811584007897088
author Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
author_facet Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
author_role author
contributor_name_str_mv Correia, Jorge Manuel de Jesus
Ferreira, Fernando António da Costa
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Feliciano, Pedro Miguel Gouveia\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Correia, Jorge Manuel de Jesus
Ferreira, Fernando António da Costa
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2016-10-27T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2016-11-07T18:06:42Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2016-11-07T18:06:42Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Linfoma canino
topoisomerase IIα
imunohistoquímica
marcador de proliferação
Canine lymphoma
topoisomerase IIα
immunohistochemistry
proliferation marker
datacite.titles.title.fl_str_mv Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
dc.contributor.none.fl_str_mv Correia, Jorge Manuel de Jesus
Ferreira, Fernando António da Costa
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2016-10-27T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-11-07T18:06:42Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2016-11-07T18:06:42Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12401
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Linfoma canino
topoisomerase IIα
imunohistoquímica
marcador de proliferação
Canine lymphoma
topoisomerase IIα
immunohistochemistry
proliferation marker
dc.title.fl_str_mv Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O linfoma canino é um dos tumores malignos com maior prevalência no cão, sendo o linfoma difuso de células B grandes o subtipo mais comum. A topoisomerase IIα, proteína nuclear multifuncional, participa nos mecanismos de proliferação celular, constituindo um importante alvo terapêutico em tumores do sistema hematopoiético. Embora vários artigos publicados demonstrem que a expressão de topoisomerase IIα é um fator de prognóstico em humanos com linfoma não-Hodgkin, a sua relevância no linfoma canino é desconhecida. Foi objetivo deste estudo avaliar a expressão de topoisomerase IIα em linfomas B caninos e o seu valor prognóstico. Foram analisados 12 casos de linfoma difuso de células B grandes com recurso à técnica de imunohistoquímica, após otimização do protocolo. Procedeu-se à contagem celular, dividindo-se a intensidade de imunomarcação em três graus (intensa, moderada e nula). Correlacionaram-se os níveis de expressão de topoisomerase IIα com o marcador de proliferação Ki-67 e com o tempo de sobrevivência mas, devido ao reduzido número de casos estudados, não foram obtidos valores estatisticamente significativos. Este estudo permitiu otimizar o processo de imunomarcação e de quantificação da topoisomerase IIα em linfomas caninos. De futuro, devem ser realizados mais trabalhos que permitam aferir a validade da expressão desta enzima como fator prognóstico, neste tipo de tumores.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/d3bc1b41-d742-4e13-afdc-c4a770fd4974/download
id ul_ceb410eca34e8a93a7edd6cdfcafebed
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/12401
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10400.5/12401
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
publishDate 2016
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterinária
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porUniversidade de Lisboa, Faculdade de Medicina Veterináriapt_PTO linfoma canino é um dos tumores malignos com maior prevalência no cão, sendo o linfoma difuso de células B grandes o subtipo mais comum. A topoisomerase IIα, proteína nuclear multifuncional, participa nos mecanismos de proliferação celular, constituindo um importante alvo terapêutico em tumores do sistema hematopoiético. Embora vários artigos publicados demonstrem que a expressão de topoisomerase IIα é um fator de prognóstico em humanos com linfoma não-Hodgkin, a sua relevância no linfoma canino é desconhecida. Foi objetivo deste estudo avaliar a expressão de topoisomerase IIα em linfomas B caninos e o seu valor prognóstico. Foram analisados 12 casos de linfoma difuso de células B grandes com recurso à técnica de imunohistoquímica, após otimização do protocolo. Procedeu-se à contagem celular, dividindo-se a intensidade de imunomarcação em três graus (intensa, moderada e nula). Correlacionaram-se os níveis de expressão de topoisomerase IIα com o marcador de proliferação Ki-67 e com o tempo de sobrevivência mas, devido ao reduzido número de casos estudados, não foram obtidos valores estatisticamente significativos. Este estudo permitiu otimizar o processo de imunomarcação e de quantificação da topoisomerase IIα em linfomas caninos. De futuro, devem ser realizados mais trabalhos que permitam aferir a validade da expressão desta enzima como fator prognóstico, neste tipo de tumores.application/pdfpt_PTAnálise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cãoFeliciano, Pedro Miguel GouveiaCorreia, Jorge Manuel de JesusFerreira, Fernando António da CostaHostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@reitoria.ulisboa.ptrepositorio@reitoria.ulisboa.ptURNurn:tid:2012773522016-11-07T18:06:42Z2016-10-272016-10-27T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10400.5/12401http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessLinfoma caninotopoisomerase IIαimunohistoquímicamarcador de proliferaçãoCanine lymphomatopoisomerase IIαimmunohistochemistryproliferation marker1409025 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/d3bc1b41-d742-4e13-afdc-c4a770fd4974/download
spellingShingle Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
Feliciano, Pedro Miguel Gouveia
Linfoma canino
topoisomerase IIα
imunohistoquímica
marcador de proliferação
Canine lymphoma
topoisomerase IIα
immunohistochemistry
proliferation marker
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Linfoma canino
topoisomerase IIα
imunohistoquímica
marcador de proliferação
Canine lymphoma
topoisomerase IIα
immunohistochemistry
proliferation marker
title Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
title_full Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
title_fullStr Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
title_full_unstemmed Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
title_short Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
title_sort Análise da expressão de topoisomerase IIα em linfoma B difuso de células grandes em cão
topic Linfoma canino
topoisomerase IIα
imunohistoquímica
marcador de proliferação
Canine lymphoma
topoisomerase IIα
immunohistochemistry
proliferation marker
topic_facet Linfoma canino
topoisomerase IIα
imunohistoquímica
marcador de proliferação
Canine lymphoma
topoisomerase IIα
immunohistochemistry
proliferation marker
url http://hdl.handle.net/10400.5/12401
visible 1