Publicação

Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O flúor é um halogénio conhecido pela sua atividade biológica e não é encontrado no seu estado fundamental, porque se trata de um não-metal eletronegativo altamente reativo, com um potencial de oxidação maior que o ozono. Este surge naturalmente, sob a forma de anião fluoreto, no solo, na água, plantas e animais, em pequenas quantidades. Quando é ingerido por humanos e animais, algum deste é absorvido por tecidos do organismo, tendo uma deposição longa nos ossos e dentes. O fluoreto tem um papel reconhecido na saúde dentária humana, bem como na mineralização óssea, ainda que de uma forma mais subtil. Contudo, tal como outros minerais, pode tornar-se tóxico quando ingerido em quantidades excessivas. As maiores fontes de ingestão de flúor, sob a forma de fluoreto, são a água e outras fontes dietéticas (incluindo, chá, alimentos e bebidas preparadas com água fluoretada), suplementos de flúor, bem como medicamentos contendo flúor na sua composição. A avaliação da exposição diária ao flúor através da ingestão de água e alimentos, bem como pelo uso de pastas dentífricas na higiene oral, mostrou que pode haver uma exposição em excesso a este elemento, nomeadamente em crianças, o que pode trazer problemas no seu desenvolvimento cognitivo.
Autores principais:Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
Assunto:Mestrado Integrado - 2015 Alimentos Exposição ao flúor Medicamentos Suplementos Agua
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso restrito
Instituição associada:Universidade de Lisboa
Idioma:português
Origem:Repositório da Universidade de Lisboa
_version_ 1866811175373635584
author Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
author_facet Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
author_role author
contributor_name_str_mv Santos, Ana Paula Marreilha dos
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Santos, Ana Paula Marreilha dos
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2017-03-07T10:16:43Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2017-03-07T10:16:43Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Mestrado Integrado - 2015
Alimentos
Exposição ao flúor
Medicamentos
Suplementos
Agua
datacite.titles.title.fl_str_mv Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos, Ana Paula Marreilha dos
Repositório Científico de Acesso Aberto da ULisboa
dc.creator.none.fl_str_mv Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-03-07T10:16:43Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2017-03-07T10:16:43Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27018
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_16ec
dc.subject.none.fl_str_mv Mestrado Integrado - 2015
Alimentos
Exposição ao flúor
Medicamentos
Suplementos
Agua
dc.title.fl_str_mv Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description O flúor é um halogénio conhecido pela sua atividade biológica e não é encontrado no seu estado fundamental, porque se trata de um não-metal eletronegativo altamente reativo, com um potencial de oxidação maior que o ozono. Este surge naturalmente, sob a forma de anião fluoreto, no solo, na água, plantas e animais, em pequenas quantidades. Quando é ingerido por humanos e animais, algum deste é absorvido por tecidos do organismo, tendo uma deposição longa nos ossos e dentes. O fluoreto tem um papel reconhecido na saúde dentária humana, bem como na mineralização óssea, ainda que de uma forma mais subtil. Contudo, tal como outros minerais, pode tornar-se tóxico quando ingerido em quantidades excessivas. As maiores fontes de ingestão de flúor, sob a forma de fluoreto, são a água e outras fontes dietéticas (incluindo, chá, alimentos e bebidas preparadas com água fluoretada), suplementos de flúor, bem como medicamentos contendo flúor na sua composição. A avaliação da exposição diária ao flúor através da ingestão de água e alimentos, bem como pelo uso de pastas dentífricas na higiene oral, mostrou que pode haver uma exposição em excesso a este elemento, nomeadamente em crianças, o que pode trazer problemas no seu desenvolvimento cognitivo.
dirty 0
eu_rights_str_mv restrictedAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/68dbc83c-706c-4507-aa82-38fbca169587/download
id ul_f5d9fe2d91cda3b99df139eeab16004d
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27018
instacron_str ul
institution Universidade de Lisboa
instname_str Universidade de Lisboa
language por
network_acronym_str ul
network_name_str Repositório da Universidade de Lisboa
oai_identifier_str oai:repositorio.ulisboa.pt:10451/27018
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ul
person_str_mv Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
publishDate 2015
reponame_str Repositório da Universidade de Lisboa
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ul
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ul
spelling porO flúor é um halogénio conhecido pela sua atividade biológica e não é encontrado no seu estado fundamental, porque se trata de um não-metal eletronegativo altamente reativo, com um potencial de oxidação maior que o ozono. Este surge naturalmente, sob a forma de anião fluoreto, no solo, na água, plantas e animais, em pequenas quantidades. Quando é ingerido por humanos e animais, algum deste é absorvido por tecidos do organismo, tendo uma deposição longa nos ossos e dentes. O fluoreto tem um papel reconhecido na saúde dentária humana, bem como na mineralização óssea, ainda que de uma forma mais subtil. Contudo, tal como outros minerais, pode tornar-se tóxico quando ingerido em quantidades excessivas. As maiores fontes de ingestão de flúor, sob a forma de fluoreto, são a água e outras fontes dietéticas (incluindo, chá, alimentos e bebidas preparadas com água fluoretada), suplementos de flúor, bem como medicamentos contendo flúor na sua composição. A avaliação da exposição diária ao flúor através da ingestão de água e alimentos, bem como pelo uso de pastas dentífricas na higiene oral, mostrou que pode haver uma exposição em excesso a este elemento, nomeadamente em crianças, o que pode trazer problemas no seu desenvolvimento cognitivo.application/pdfAvaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentosLopes, Pedro Manuel Marques Castilho de MatosSantos, Ana Paula Marreilha dosHostingInstitutionOrganizationalRepositório Científico de Acesso Aberto da ULisboae-mailmailto:repositorio@reitoria.ulisboa.ptrepositorio@reitoria.ulisboa.pt2017-03-07T10:16:43Z201520162015-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10451/27018http://purl.org/coar/access_right/c_16ecrestricted accessMestrado Integrado - 2015AlimentosExposição ao flúorMedicamentosSuplementosAgua462108 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_16ecapplication/pdffulltexthttps://repositorio.ulisboa.pt/bitstreams/68dbc83c-706c-4507-aa82-38fbca169587/download
spellingShingle Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
Lopes, Pedro Manuel Marques Castilho de Matos
Mestrado Integrado - 2015
Alimentos
Exposição ao flúor
Medicamentos
Suplementos
Agua
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Mestrado Integrado - 2015
Alimentos
Exposição ao flúor
Medicamentos
Suplementos
Agua
title Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
title_full Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
title_fullStr Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
title_full_unstemmed Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
title_short Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
title_sort Avaliação da exposição ao flúor através da ingestão de água e alimentos
topic Mestrado Integrado - 2015
Alimentos
Exposição ao flúor
Medicamentos
Suplementos
Agua
topic_facet Mestrado Integrado - 2015
Alimentos
Exposição ao flúor
Medicamentos
Suplementos
Agua
url http://hdl.handle.net/10451/27018
visible 1