Publicação

Relatório da Prática de Ensino Supervisionada realizado na Escola Secundária de Caldas das Taipas

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário na Escola Secundária de Caldas das Taipas, no ano letivo 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Vila Real. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. De um modo geral, pretendo dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo deste estágio pedagógico, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Este documento consiste na caracterização do meio onde lecionei, escola, turma e recursos, explicação das tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem, a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano e as atividades desenvolvidas no meio escolar em que o professor estagiário esteve envolvido. Este foi um processo de constante aprendizagem, e reflexão tanto nas metodologias e estratégias, permitindo assim uma adaptação e correção diária, onde foi permitido corrigir, planear, executar, errar, superar, adaptar, analisar, refletir e fazer tudo novamente de forma a ser cada vez melhor. Finalizo com uma reflexão critica acerca de todo este processo de ensinoaprendizagem. Este foi um ano letivo de muitas aprendizagens, sem dúvida o ano em que mais aprendi por ter sido a primeira vez em que estive realmente sozinho com uma turma, ter que planear todas as aulas de um ano letivo com tantas avanços e recuos por causa da pandemia. A ajuda dos dois orientadores foi fundamental para que pudesse chegar ao fim deste estágio com sentimento de dever cumprido, sem esquecer também o apoio dos meus colegas de estágio que também foi fundamental.
Autores principais:Ribeiro, Rafael José da Silva Martins
Assunto:Estágio Pedagógico Professor Estagiário
Ano:2021
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Idioma:português
Origem:Repositório da UTAD
Descrição
Resumo:O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário na Escola Secundária de Caldas das Taipas, no ano letivo 2020/2021, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, Vila Real. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. De um modo geral, pretendo dar a conhecer e analisar o trabalho realizado ao longo deste estágio pedagógico, mostrando as competências adquiridas, as experiências vivenciadas e as estratégias de planeamento e gestão adotadas para um processo de transformação, quer dos alunos, quer do professor estagiário. Este documento consiste na caracterização do meio onde lecionei, escola, turma e recursos, explicação das tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem, a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano e as atividades desenvolvidas no meio escolar em que o professor estagiário esteve envolvido. Este foi um processo de constante aprendizagem, e reflexão tanto nas metodologias e estratégias, permitindo assim uma adaptação e correção diária, onde foi permitido corrigir, planear, executar, errar, superar, adaptar, analisar, refletir e fazer tudo novamente de forma a ser cada vez melhor. Finalizo com uma reflexão critica acerca de todo este processo de ensinoaprendizagem. Este foi um ano letivo de muitas aprendizagens, sem dúvida o ano em que mais aprendi por ter sido a primeira vez em que estive realmente sozinho com uma turma, ter que planear todas as aulas de um ano letivo com tantas avanços e recuos por causa da pandemia. A ajuda dos dois orientadores foi fundamental para que pudesse chegar ao fim deste estágio com sentimento de dever cumprido, sem esquecer também o apoio dos meus colegas de estágio que também foi fundamental.