| Resumo: | A mudança do paradigma de ensino "formar para a vida" para "formar ao longo da vida" vem de encontro a uma necessidade constante de voltar à escola para uma atualização dos conhecimentos, para assim dar resposta aos novos desafios do mundo laboral. O presente trabalho decorre de uma investigação sobre a integração das Tecnologias de Investigação e Comunicação na perspetiva de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) têm vindo a assumir cada vez mais um papel importante na forma de ensinar e aprender, sendo a opinião generalizada que o uso de ferramentas baseadas em computador pode originar melhorias na performance do aluno, porque permite a reflexão e uma participação mais ativa no processo de construção do conhecimento. Partindo desta conceptualização, encetamos o estudo em torno da integração das TIC por parte dos Professores Titulares, a importância que atribuem, à formação e avaliação nesta área. Na componente teórica, começámos por abordar a relação entre Sociedade do Conhecimento, a Sociedade da Informação e a Escola, seguimos para uma breve análise da evolução das TIC na educação, a sua integração no âmbito da reorganização curricular e no processo ensino aprendizagem. A componente empírica decorreu num Agrupamento de Escolas do distrito de Viseu, sendo desenvolvida através do estudo de caso exploratório, que conta com a intervenção de três participantes, os Professores Titulares de Turma do 1º Ciclo do Ensino Básico. As principais funções que as TIC podem desempenhar no 1º Ciclo podem ser aglutinadas, fundamentalmente, em quatro domínios: como fonte de informação; como instrumentos ou ferramentas de suporte à produção e apresentação de trabalhos; como recurso didático e como desenvolvimento e apoio da comunicação à distância. Os principais resultados evidenciam as vantagens da integração das TIC no sistema educativo atual. O desenvolvimento das tecnologias disponibilizadas, no novo ambiente de aprendizagem fornece ao aluno um papel mais interventivo na construção do conhecimento e vem permitir a aplicação de um modelo educacional atualizado e do futuro. No entanto, é do reconhecimento geral de que o seu uso de forma sistemática ainda não é o desejado. Podem ser invocadas várias razões, desde a falta de recursos informáticos, recursos humanos especializados, a pouca formação dos docentes em TIC. Contudo, a apetência e o interesse manifestado pelos docentes em integrarem as TIC na aprendizagem e a existência de atitudes positivas na sua utilização constituem sinais de que se mostram bastante empenhados a integrar as TIC nas suas práticas diárias de ensino. |