Autor(es):
Martins, Sílvia ; Vieira da Silva, Cristina ; Silva Pinto, Élia ; Ferreira, Isabel ; Moreira, Nuno
Data: 2022
Origem: RevSALUS – Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia
Assunto(s): revisão curricular; terapia ocupacional; inovação; metodologia investigação-ação; curriculum redesign; occupational therapy; innovation; action research methods
Descrição
Introduction: The development and redesign of curricula is seen as a key activity of higher education institutions. At the international and national level, there is an evident growing interest in research in curriculum design, and in creating diverse educational paths that correspond to the aspirations of the population's future and the needs of society. The paradigm shifts that have occurred in recent years make this reflection urgent in occupational therapy. Objective: This study intends to design the project of a curriculum revision for an occupational therapy program. Material and methods: In this 1st research cycle, an action research methodology was used. Participants in the study were grouped into two teams, a nuclear one, composed of two full-time staff and an extended one, integrating three more staff members, also full-time. Participatory methods were used to involve staff in moments of reflection. In key stages of the process, a group of experts in the field of curriculum redesign has been used to support the reflection. Results: Obtention of a consensus version of the project design, namely, 1) vision, mission and values; 2) objectives aimed at the curriculum, students and teachers; 3) actors in the process and their distribution by domains in their areas of competence and 4) selection of Theory U to guide the process of curricular transformation. Conclusion: The action research methodology and participatory methods, together with the use of a group of experts, allowed participants to reach a consensus version on the main aspects to include in the curriculum transformation process.
Introdução: O desenvolvimento e renovação de currículos é visto como uma atividade-chave das instituições de ensino superior. Ao nível internacional e nacional, é evidente o crescente interesse na investigação em desenho curricular, e em criar percursos educativos diversos que correspondam às aspirações de futuro da população e às necessidades da sociedade. As mudanças de paradigma que ocorreram na terapia ocupacional, nos últimos anos, tornam urgente esta reflexão. Objetivo: Pretendeu-se com este estudo construir o desenho de um projeto de revisão curricular para a formação em terapia ocupacional. Material e Métodos: Neste 1º ciclo de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação-ação. Os participantes no estudo foram agrupados em duas equipas, uma nuclear, composta por dois docentes a tempo integral e uma alargada, integrando mais três docentes, também a tempo integral. Recorreu-se a métodos participativos para se envolverem os docentes nos momentos de reflexão. Em etapas chave do processo, recorreu-se a um grupo de peritos na área da revisão curricular. Resultados: Obtenção de uma versão de consenso do desenho do projeto, nomeadamente, visão, missão e valores; objetivos dirigidos ao currículo, aos estudantes e aos docentes; intervenientes no processo e sua distribuição por domínios em áreas de competência e seleção da Teoria U para guiar o processo de transformação curricular. Conclusão: A metodologia de investigação-ação e os métodos participativos, conjuntamente com o recurso ao grupo de peritos, permitiram aos participantes chegarem a uma versão de consenso sobre os aspetos principais a incluir no processo de transformação curricular.