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School-based practice: A partnership project between ESSAlcoitão and CECD Cooperativa para a Inclusão in occupational therapists training.

Autor(es): Moreira, Nuno ; Moreira, Nuno ; Lucas, Sofia ; Mendes, Ana Filipa ; Bernardo, Carla

Data: 2024

Origem: RevSALUS – Revista Científica Internacional da Rede Académica das Ciências da Saúde da Lusofonia

Assunto(s): Occupational therapy training; school-based practice; inclusion; problem-based learning; qualitative methodology; Formação de terapeutas Ocupacionais; Educação Inclusiva; metodologia qualitativa; abordagem em contexto escolar; Ensino baseado em problemas


Descrição

Introduction: The occupational therapist is a professional who is present in inclusive education support teams. They recognise that being and participating in activities at school is one of the main occupations of children and young people. They are expected to be able to work collaboratively, with a focus on eliminating or reducing barriers to learning and inclusion. Objective: The aim of this paper is to present the design and analyze the impact of three years of implementation of a partnership project, within the scope of a curricular unit of the 3rd year of the degree, aimed at the approach of the occupational therapist in the school context. Material and Methods: The exploratory analysis and the content analysis of the questionnaires indicate that the selected methodology and the steps inherent to the project design proved to facilitate the development of the expected competences. Results: Framed in a qualitative research, a detailed exploratory analysis of the project design and a content analysis of the answers to the evaluation questionnaires, addressed to the partners, were carried out. Conclusion: This project proved to have an impact on the students and professionals involved. The structure used in its design promoted a good pedagogical practice, relevant for joint reflection and directed towards the community.

Introdução: O terapeuta ocupacional é um profissional que está presente nas equipas de apoio à educação inclusiva. Reconhece que o estar e participar em atividades na escola, é uma das principais ocupações das crianças e jovens. Da sua ação é esperado que seja capaz de trabalhar de forma colaborativa, com foco na eliminação ou redução das barreiras à aprendizagem e inclusão. Objetivo: Pretende-se com este trabalho apresentar o desenho e analisar o impacto de três anos de implementação de um projeto de parceria, no âmbito de uma unidade curricular do 3º ano de licenciatura, dirigida à abordagem do terapeuta ocupacional em contexto escolar. Material e Métodos: Enquadrado numa investigação qualitativa, foi realizada uma análise exploratória detalhada do desenho do projeto e uma análise de conteúdo às respostas dos questionários de avaliação, dirigidos aos parceiros. Resultados: A análise exploratória e a análise de conteúdo aos questionários indicam que a metodologia selecionada e as etapas inerentes ao desenho do projeto revelaram-se facilitadoras do desenvolvimento das competências esperadas. Conclusão: Este projeto mostrou ter impacto nos estudantes e nos profissionais envolvidos. A estrutura utilizada no seu desenho promoveu uma boa prática pedagógica, relevante para a reflexão conjunta e dirigida para a comunidade.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
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