Document details

Especificidades e desafios da design research: O exemplo de uma experiência de ensino no 1.º ciclo

Author(s): Mendes, Fátima ; Brocardo, Joana ; Oliveira, Hélia

Date: 2016

Origin: Quadrante – Revista de Investigação em Educação Matemática

Subject(s): Artigos


Description

Este artigo tem como foco principal uma experiência de ensino, centrada na aprendizagem da multiplicação, desenvolvida por uma investigadora, numa turma do 3º ano de escolaridade, em colaboração com a professora titular. Tendo como pano de fundo o estudo realizado, discutimos as principais características da design research, na modalidade de experiência de ensino, explicitamos as suas especificidades e identificamos os desafios que se colocaram à investigadora e à professora, no decurso do processo de investigação, segundo as fases de preparação da experiência, experimentação em sala de aula e análise retrospetiva. Emergem como aspetos centrais desta experiência, uma permanente articulação entre a investigação e o planeamento e a concretização das aulas, alicerçada na análise da experimentação das tarefas propostas, assim como, o papel da análise retrospetiva no reconhecimento de elementos favoráveis do ambiente de sala de aula para a promoção das aprendizagens visadas. As características desta atividade colocam desafios à investigadora pelo seu nível de exigência de tempo e grande volume de dados que são gerados, assim como à professora pela disponibilidade que lhe é requerida para trabalhar colaborativamente e ajustar as suas práticas ao longo de um período de tempo significativo

This article focuses on a teaching experiment, concerning the learning of multiplication developed by a researcher in a 3rd grade class in collaboration with the teacher. We discuss the main features of the design research which assumes the modality of teaching experiment, and we underline its specificities and identify the challenges put to the researcher and the teacher in the course of the research process, according to the stages of preparation of the experience, experimentation in the classroom and retrospective analysis. Several central aspects of this experience emerge: a permanent link between the research and the planning and implementation in the class, grounded on the analysis of the trial of the proposed tasks, as well as the role of retrospective analysis in recognizing favorable elements in the class environment that promote the targeted learning. The characteristics of this activity pose challenges to the researcher, due to the need of substantial time and to the gathering of a large volume of data as well as to the teacher for the availability required to work collaboratively with the researcher and to adjust her practices over a significant period of time.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents