Autor(es):
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da ; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva ; Coutinho, Verónica Rita Dias ; Coelho, Adriana Raquel Neves
Data: 2022
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): enfermagem familiar; enfermagem; estudantes de enfermagem; revisão
Descrição
Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar