Detalhes do Documento

Metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar: Scoping review

Autor(es): Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da ; Figueiredo, Maria Henriqueta de Jesus Silva ; Coutinho, Verónica Rita Dias ; Coelho, Adriana Raquel Neves

Data: 2022

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): enfermagem familiar; enfermagem; estudantes de enfermagem; revisão


Descrição

Contexto: As metodologias pedagógicas adotadas são um fator importante na aquisição e desenvolvimento de competências dos estudantes de enfermagem. Não obstante, as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar encontram-se dispersas na literatura. Objetivo: Mapear as metodologias pedagógicas utilizadas no ensino de enfermagem de saúde familiar. Método de revisão sistemática: Scoping review com base nos princípios preconizados pelo Joanna Briggs Institute. Dois revisores independentes realizaram a análise de relevância dos artigos, a extração e síntese dos dados. Apresentação e interpretação dos resultados: Dois estudos foram incluídos na revisão. Foram utilizadas como metodologias pedagógicas o debriefing estruturado e a narração dialógica. Ambos os estudos foram implementados em estudantes da graduação de enfermagem. Um dos estudos foi realizado unicamente em contexto de laboratório e outro, adicionalmente, em contexto real. Conclusão: As metodologias pedagógicas e os contextos de implementação diferem entre os estudos. Mais estudos devem ser realizados no âmbito das metodologias pedagógicas em enfermagem de saúde familiar

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados