Author(s):
Gil, Henrique ; Saraiva, Daniela Filipa Silva ; Sousa, Célia
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/9024
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Comunicação acessível; Design inclusivo; Educação não formal; Ementas acessíveis multiformato; Inclusão; Accessible communication; Inclusive design; Non-formal education; Multiformat accessible menus; nclusion
Description
Vários estudos comprovam que a acessibilidade carece ainda de um quadro de ação efetivo e eficaz que habilite o acesso a diversos serviços comuns do dia-a-dia para todas as pessoas. A acessibilidade à informação é, nos dias de hoje, um direito que não se vê contemplado como pleno e garantido para pessoas com Necessidades Específicas (NE). Perante este panorama procedeu-se à adaptação de ementas de restaurantes, através de um design inclusivo, em comunicação acessível e multiformato (braille, símbolos pictográficos para a comunicação, QR code com áudio e fotografias). Com o objetivo de validar este recurso enquanto instrumento de promoção da inclusão social e da autonomia de pessoas com NE, a presente investigação teve por base um estudo de casos múltiplos com o envolvimento de dois restaurantes, num contexto de educação não formal. As técnicas e instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada (n=1), notas de campo, Focus Group com proprietários e colaboradores do restaurante (n=4) e inquérito por questionário dirigido aos clientes (n=80) dos restaurantes. Recorrendo à análise de conteúdo e a uma análise estatística descritiva constatamos que todas as categorias de análise revelaram valores significativos e de interesse sobre as perceções das pessoas envolvidas no estudo. Os resultados obtidos numa pesquisa exploratória aferiram que 97% dos inquiridos consideram que serviços de turismo devem disponibilizar ementas acessíveis para garantir a acessibilidade e a participação de todos. Demonstrando assim, que a adaptação de ementas em comunicação acessível pode representar uma ferramenta de promoção da inclusão (98%) e autonomia (95%) de pessoas com NE. Apesar de ser um instrumento que carece de maior robustez por parte de investigações científicas, a implementação de ementas acessíveis em restaurantes, poderá habilitar uma participação plena e efetiva a todas as pessoas, independentemente das suas NE, outorgando-lhes a autonomia e independência que lhes conferem dignidade.