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Das aprendizagens essenciais à sala de aula, desafios para o professor

Autor(es): Brunheira, Lina ; Santos, Elvira ; Guerreiro, Helena Gil ; Branco, Neusa ; Correia, Paulo

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/5699

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): aprendizagens essenciais; formação de professores; matemática; ensino básico


Descrição

As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Básico (Canavarro et al., 2021) assumem que a abordagem de ensino exploratório é incontornável perante o compromisso da aprendizagem de todos os alunos em matemática, nas suas várias dimensões – conhecimentos, capacidades e atitudes. A implementação bem-sucedida de uma aula com este propósito depende da conjugação de fatores como a autonomia dos alunos, a experiência prévia do professor e o mérito da tarefa proposta ou dos recursos disponíveis, por exemplo. A definição de uma tarefa e a gestão da sua implementação requerem um trabalho exigente, continuado e sujeito a adaptações, ajustes e melhorias decorrentes da experiência. Não menos relevante é a avaliação das aprendizagens, com ênfase na sua função reguladora, como forma de orientar o trabalho do professor e alunos na contínua melhoria das aprendizagens. Neste artigo, propomos uma reflexão sobre a conceção e implementação de tarefas na sala de aula, do ponto de vista do professor, partindo de experiências desenvolvidas com turmas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos que anteciparam a operacionalização das AE.

Tipo de Documento Revista
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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