Autor(es):
Rodrigues, Eduarda ; Seabra, Filipa ; Queirós, Helena ; Sousa, Joana ; Lamela, Conceição ; Costa, Natália ; Morgado, José Carlos
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/5396
Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta
Assunto(s): Avaliação externa de escolas
Descrição
"No Capítulo 10 − Avaliação externa e seus efeitos: a perspetiva dos atores escolares, os autores Eduarda Rodrigues, Filipa Seabra, Helena Queirós, Joana Sousa, Conceição Lamela, Natália Costa e José Carlos Morgado apresentam dois estudos de caso, um realizado num agrupamento de escolas e outro numa escola secundária, escolhidos por constituírem “casos” de melhoria das classificações e corresponderem a situações críticas do processo de avaliação externa. Com base nas entrevistas ao diretor, ao coordenador da equipa de autoavaliação e aos coordenadores dos órgãos de gestão intermédia e nos dados de um inquérito por questionário aos docentes, é avaliado o impacto da AEE nas mudanças organizacionais, curriculares e pedagógicas e nos resultados académicos e sociais nas instituições escolares envolvidas" (Bidarra, Barreira & Vaz-Rebelo, 2016; Prefácio).