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Políticas de accountability em Portugal

Autor(es): Seabra, Filipa ; Morgado, José Carlos ; Pacheco, José Augusto

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/1822/23183

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho


Descrição

No presente texto pretendemos refletir sobre as principais mudanças internacionais e nacionais que têm afetado o desenvolvimento curricular em Portugal, num contexto globalizado. Para tal, recorremos ao método global/local proposto por Pinar (2006). Assumimos que vários conceitos-chave, definidos e difundidos num contexto transnacional e supranacional se têm revestido de especial relevância para a compreensão dessas mudanças. O conceito de accountability é hoje largamente reconhecido como sendo estruturante das políticas em geral, e da educação e formação, em particular. Dada a diversidade de referentes que podem ser convocados para o estudo das implicações destes conceitos na conceção e desenvolvimento do currículo, apresentamos um conjunto de reflexões e questionamentos que contribuem para a proposta de um referencial de análise no seu processo de regulação política, institucional e pedagógica. O texto inclui três pontos: globalização e accountability; o contexto português; regulação política, institucional e ideológica.

Tipo de Documento Comunicação em conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
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