Detalhes do Documento

Diálogo crítico educacional no contexto da globalização: saberes da educação quilombola nas Ilhas de Abaetetuba, Amazônia

Autor(es): Pacheco, José Augusto ; Freire, Jacqueline Cunha ; Assunção, Mariza Felippe ; Maia, Ila Beatriz Silva

Data: 2022

Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/1822/83629

Origem: RepositóriUM - Universidade do Minho

Projeto/bolsa: info:eu-repo/grantAgreement/FCT/OE/2020.04489.BD/PT;

Assunto(s): Escola quilombola; Desterritorialização; Identidade; Currículo; Globalização; Quilombola school; Globalization; Curriculum; Desterritorialization; Identity; Escuela quilombola; Identidad; Currículo; Globalización; Desterritorialización; Educação de qualidade; Ciências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente


Descrição

Aborda-se, neste artigo, a escola quilombola, numa comunidade situada nas Ilhas de Abaetetuba, na Amazônia. A base da discussão é teórico-conceptual da globalização e das teorias pós-coloniais ou decoloniais e de uma metodologia de um estudo de caso, que traduz uma roda de conversa entre atores diferentes da comunidade educativa. As vozes desses atores, bem como a observação dos espaços culturais, são um ponto de partida para situar o contexto das comunidades remanescentes de quilombo e seus atuais desafios, perante uma lógica de uniformização que tem contribuído para a perda de identidade desses espaços de formação, através dos seus saberes, das suas práticas e das suas tradições.

This article deals with the quilombola school in a community situated on the islands of Abaetetuba, Amazonia, from a theoretical-conceptual discussion of globalization and postcolonial or decolonial theories and a methodology of a case study, from a roundtable discussion that brought together different actors from the educational community. The voices of these actors, as well as the observation of cultural spaces, are a starting point to situate the context of the remaining quilombo communities and their current challenges in the face of a logic of uniformity that has contributed to the loss of identity of these spaces of formation through their knowledge, practices, and traditions.

El presente artículo trata de la escuela quilombola en una comunidad situada en las islas de Abaetetuba, Amazonia, a partir de un debate teórico-conceptual sobre la globalización y las teorías postcoloniales o decoloniales y de la metodología de un estudio de caso, desde una mesa de conversación que reunió a diferentes actores de la comunidad educativa. Las voces de estos actores, así como la observación de los espacios culturales, son un punto de partida para situar el contexto de las restantes comunidades quilombolas y sus actuales desafíos, ante una lógica de uniformidad que ha contribuido a la pérdida de identidad de estos espacios de formación a través de sus conocimientos, prácticas y tradiciones.

Bolsa de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020.04489.BD)

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Universidade do Minho
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.