Author(s):
Araújo, Catarina Liane ; Martins, Ana Paula Loução ; Osório, António José ; Faria, Cristina
Date: 2017
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/51763
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Perceção; Conhecimento de escrita; Escalas; Validação; Perception; Writing knowledge; Primary education; Scales; Validation
Description
Esta investigação pretendeu colmatar a necessidade de desenvolver escalas de avaliação das perceções dos alunos quanto ao seu conhecimento de escrita, especialmente no ensino primário. Assim, validou-se a Escala de Perceção do Conhecimento de Escrita em Portugal, após tradução e adaptação de uma escala americana, junto de 338 alunos do 4.º ano de escolaridade, selecionados aleatoriamente. Os resultados explicam 38.5 % da variância dos dados. A escala final apresentou uma estrutura diferenciada composta por dois fatores: “Produzir conteúdo” e “Planificar” e 12 itens. O Alpha total da escala foi de .776 e reúne os critérios de fiabilidade exigidos.