Author(s):
Miranda, Helena Maria Cerqueira Gonçalves ; Seabra, Filipa ; Pacheco, José Augusto
Date: 2023
Persistent ID: https://hdl.handle.net/1822/87319
Origin: RepositóriUM - Universidade do Minho
Subject(s): Avaliação externa das escolas; Regulação por pares; Trabalho colaborativo; External evaluation of schools; Peer regulation; Collaborative work; Evaluación externa de las escuelas; Regulación por pares; Trabajo colaborativo
Description
A Avaliação Externa das Escolas (AEE) em Portugal incide, no seu atual III Ciclo, nos processos de melhoria sustentados nas práticas docentes e introduz o conceito de “regulação e trabalho colaborativo”. Assim, este estudo visou perceber como esta nomenclatura terá sido traduzida, pelas equipas de AEE, nos seus relatórios. A investigação, apoiada numa metodologia descritiva, interpretativa, de análise de conteúdo, tendo como corpus de análise dez relatórios de AEE, ressaltou a ambiguidade da expressão “regulação por pares” e evidenciou, entre outros resultados, a existência de práticas ativas de colaboração docente, consideradas mais-valias para a qualidade educativa das suas escolas, mas também limitações. Nestas, o foco foi a dificuldade em assumir a colaboração como caminho essencial, sendo, em boa parte dos relatórios analisados, um fator a carecer melhoria. Concluiu-se que as práticas de trabalho colaborativo carecem de mais tempo para a sua implementação e que o conceito de regulação por pares necessita de ser discutido e clarificado nas escolas.