Document details

Vivências de estudantes como espetadores de situações de bullying

Author(s): Romualdo,Claudio ; Oliveira,Wanderlei Abadio de ; Silva,Jorge Luiz da ; Carlos,Diene Monique ; Fernández,José Eugenio Rodríguez ; Carvalho,Maria das Graças Bomfim de ; Silva,Marta Angélica Iossi

Date: 2021

Origin: SciELO Portugal

Subject(s): bullying; teoria social; saúde escolar; comportamento; atitudes


Description

Resumo Enquadramento: O Bullying escolar é um fenómeno mundial. Os observadores são centrais à compreensão do fenómeno e ao desenvolvimento de ações de prevenção. Objetivo: Conhecer a vivência de estudantes identificados como testemunhas de situações de bullying. Metodologia: Estudo qualitativo e exploratório desenvolvido numa escola brasileira, à luz da teoria social cognitiva. Participaram 20 estudantes com idades entre 13 e 18 anos. Os dados foram colhidos através de entrevistas semiestruturadas e grupos focais. A análise temática foi aplicada aos dados. Resultados: A taxa de prevalência de estudantes que observaram situações de bullying foi de 64%. Os participantes possuem bom conhecimento sobre o bullying, avaliam o comportamento agressivo como negativo ou prejudicial, mas esse entendimento não se converte em senso de autoeficácia e ações de ajuda às vítimas. Uma categoria temática foi construída - Tomada de atitude, reforço e sentimentos - “O que motivava o agressor era a plateia”. Conclusão: A vivência dos estudantes é assinalada por questões individuais, escolares e contextuais. Implicações para a atenção primária em saúde são enunciadas.

Document Type Journal article
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents