Author(s): Brandão, Jorge Carvalho ; Rocha, Elizabeth Matos ; Borges Neto, Hermínio
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação; Elaboração do livro didático; Qualidade do livro didático; Ensino de matemática
Author(s): Brandão, Jorge Carvalho ; Rocha, Elizabeth Matos ; Borges Neto, Hermínio
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação; Elaboração do livro didático; Qualidade do livro didático; Ensino de matemática
o livro didático, doravante LD, se constitui fonte de acesso ao saber científico e institucionalizado pela escola e que pela sua ampla utilização, como fonte de informação que favorece o processo de ensino/aprendizagem, se mostra recurso didático consolidado justamente por resistir às várias mudanças de cunho teórico e tecnológico ocorridos na educação nas últimas décadas (PAIS, 2006). Considerando que o LD é esse recurso pedagógico tão utilizado pelo professor na sua sala de aula, convém fazer ao menos duas perguntas dentre tantas outras igualmente importantes: Quais são as características de um bom LD? Como preparar o professor, em termos de sua formação, para identificar essas características e garantir, assim, a escolha de um bom LD para seus alunos durante o ano letivo, evitando ao máximo o atributo de descartável? Este artigo se propõe desenvolver respostas pautadas em pesquisas sobre essa temática no sentido de construir um aporte teórico que torne consistente uma discussão sobre um LD em particular: o de Matemática. As diretrizes do Plano Nacional do Livro Didático disponibilizam um conjunto de informações que ajudam a compor um livro didático e que passam pela ilustração, abordagens conceituais, aspectos linguísticos e níveis de argumentação. [...]