Author(s): Santana, José Rogério ; Borges Neto, Hermínio ; Rocha, Elizabeth Matos
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Sequência Fedathi; Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934; Matemática - Ensino
Author(s): Santana, José Rogério ; Borges Neto, Hermínio ; Rocha, Elizabeth Matos
Date: 2019
Origin: Oasisbr
Subject(s): Sequência Fedathi; Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934; Matemática - Ensino
A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]