Document details

A Seqüência Fedathi: uma proposta de mediação pedagógica no ensino de matemática

Author(s): Santana, José Rogério ; Borges Neto, Hermínio ; Rocha, Elizabeth Matos

Date: 2019

Origin: Oasisbr

Subject(s): Sequência Fedathi; Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934; Matemática - Ensino


Description

A idéia central deste mini-curso consiste em fazer uma articulação da Seqüência Fedathi, com as concepções sobre mediação, baseadas nos pressupostos teóricos de Vigotsky (1998) sobre as relações existentes entre a linguagem e o pensamento. No entanto, para estabelecer conexões entre a Seqüência Fedathi e a mediação torna-se necessário apresentar uma definição sobre a mesma considerando o uso prático que se faz desta, nas situações em que os atores sociais docentes e discentes protagonizam o processo de ensino/aprendizagem. A Seqüência Fedathi constitui uma proposta metodológica desenvolvida por professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Estas pessoas constituem o Grupo Fedathi, formado no início dos anos 1990 para tratar de questões relativas à didática da matemática (Borges Neto, 1995). [...]

Document Type Other
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents