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Manuais escolares de português: cenários didáticos de educação literária a partir das metas curriculares

Autor(es): Silva, Ana Isabel ; Balula, João Paulo ; Matos, Isabel Aires de ; Amante, Susana ; Castelo, Adelina ; Melão, Dulce

Data: 2016

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.2/12024

Origem: Repositório Aberto da Universidade Aberta

Assunto(s): Manuais escolares; Metas curriculares de português; Educação literária; Didática do português; Formação de leitores


Descrição

A relação entre Literatura e Língua tem vindo a ser reconstruída nos diferentes documentos reguladores da ação docente. Esta alteração, impulsionada pelo documento Metas Curriculares de Português (MCP) para o Ensino Básico, influenciou os manuais escolares entretanto reformulados e avaliados. Neste artigo discutimos: (1) o impacto do domínio da Educação Literária (EL) definido pelas MCP na organização de onze manuais de Português do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (CEB), de seis editoras diferentes; (2) as repercussões da aplicação do corpus literário na operacionalização dos domínios da Oralidade, Leitura, Escrita e Gramática. Nesta análise, confrontamos manuais adaptados e não adaptados às MCP, o que nos permite concluir que o domínio da EL tem pouco impacto na macroestrutura dos manuais, mas repercussões significativas nos cenários didáticos associados à exploração dos outros domínios, devido ao corpus literário prescrito, motivando reflexões sobre o papel do texto literário num manual de Português.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Aberto
Licença CC
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