Publicação
Estratégias de comunicação digital do IPP em tempos pandémicos
| Resumo: | Neste artigo analisa‐se a forma como se desencadearam os processos de comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, num momento particularmente difícil, inesperado e ímpar. Perante a que já se considera ser a mais feroz crise sanitária do presente século, a COVID‐19, que obrigou o mundo a parar, o Politécnico de Portalegre passou a funcionar à distância fazendo da comunicação digital o único instrumento para chegar junto dos seus públicos.Partindo da comunicação digital, foram contextualizadas e caracterizadas três categorias de comunicação: institucional, COVID‐19 e emocional. Analisaram‐se qualitativamente os conteúdos difundidos nas diversas plataformas digitais do Politécnico, no período compreendido entre os dias 9 de março (data do primeiro comunicado do Sr. Presidente) e 18 de maio de 2020 (data do início da segunda fase de desconfinamento), com o objetivo de observar os procedimentos adotados pela Instituição na gestão da comunicação neste contexto.O contributo científico deste artigo assenta no estudo dos processos de comunicação que foi necessário manter e reinventar de forma fluida, ágil e adaptada aos públicos‐alvo. Esta nova dinâmica comunicacional espelha o Politécnico de Portalegre como uma instituição aberta, inclusiva e sustentável. |
|---|---|
| Autores principais: | Pacheco, Cláudia |
| Outros Autores: | Trindade Carlos, Hermelinda; Marat Grilo, Márcia; Barradas, Vera |
| Assunto: | comunicação institucional comunicação digital comunicação emocional Politécnico de Portalegre COVID‐19 |
| Ano: | 2021 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | artigo |
| Instituição associada: | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre |
| Idioma: | português |
| Origem: | Aprender |
| Resumo: | Neste artigo analisa‐se a forma como se desencadearam os processos de comunicação no Instituto Politécnico de Portalegre, num momento particularmente difícil, inesperado e ímpar. Perante a que já se considera ser a mais feroz crise sanitária do presente século, a COVID‐19, que obrigou o mundo a parar, o Politécnico de Portalegre passou a funcionar à distância fazendo da comunicação digital o único instrumento para chegar junto dos seus públicos.Partindo da comunicação digital, foram contextualizadas e caracterizadas três categorias de comunicação: institucional, COVID‐19 e emocional. Analisaram‐se qualitativamente os conteúdos difundidos nas diversas plataformas digitais do Politécnico, no período compreendido entre os dias 9 de março (data do primeiro comunicado do Sr. Presidente) e 18 de maio de 2020 (data do início da segunda fase de desconfinamento), com o objetivo de observar os procedimentos adotados pela Instituição na gestão da comunicação neste contexto.O contributo científico deste artigo assenta no estudo dos processos de comunicação que foi necessário manter e reinventar de forma fluida, ágil e adaptada aos públicos‐alvo. Esta nova dinâmica comunicacional espelha o Politécnico de Portalegre como uma instituição aberta, inclusiva e sustentável. |
|---|