Publicação

Eficácia de um programa de enfermagem na gestão de sintomas e na adesão à terapêutica anti-retrovírica da pessoa adulta com infecção VIH/SIDA

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A gestão efectiva de sintomas é considerada uma componente essencial da prática dos cuidados de enfermagem para diferentes condições clínicas, mas toma um carácter particular nas doenças crónicas, como é o caso da Infecção VIH/SIDA. A necessidade de um programa estruturado de intervenção de enfermagem surge da revisão da literatura associada à sua importância na auto-gestão de sintomas bem como na adesão à terapêutica antiretrovírica. O presente estudo, tem como objectivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção de enfermagem (previamente elaborado e aplicado) a fim de contribuir para a auto-gestão de sintomas e adesão à terapêutica antiretrovírica na pessoa adulta com Infecção VIH/SIDA, permitindo-lhe vivenciar o seu processo de doença com o melhor bem-estar possível. Prevê-se a realização de um estudo quasi-experimental, sendo o recrutamento dos que serão sujeitos à intervenção feito entre os participantes incluídos na validação dos instrumentos de colheita de dados para a população portuguesa. Trata-se de um estudo longitudinal com avaliação pré e pós intervenção.
Autores principais:Henriques, Eunice
Outros Autores:Gaspar, Filomena
Assunto:Intervenção de enfermagem Terapêutica anti-retrovírica Adesão terapêutica Gestão de sintomas Infecção VIH/SIDA
Ano:2010
País:Portugal
Tipo de documento:artigo
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Idioma:português
Origem:Escola Superior de Enfermagem de Lisboa
Descrição
Resumo:A gestão efectiva de sintomas é considerada uma componente essencial da prática dos cuidados de enfermagem para diferentes condições clínicas, mas toma um carácter particular nas doenças crónicas, como é o caso da Infecção VIH/SIDA. A necessidade de um programa estruturado de intervenção de enfermagem surge da revisão da literatura associada à sua importância na auto-gestão de sintomas bem como na adesão à terapêutica antiretrovírica. O presente estudo, tem como objectivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção de enfermagem (previamente elaborado e aplicado) a fim de contribuir para a auto-gestão de sintomas e adesão à terapêutica antiretrovírica na pessoa adulta com Infecção VIH/SIDA, permitindo-lhe vivenciar o seu processo de doença com o melhor bem-estar possível. Prevê-se a realização de um estudo quasi-experimental, sendo o recrutamento dos que serão sujeitos à intervenção feito entre os participantes incluídos na validação dos instrumentos de colheita de dados para a população portuguesa. Trata-se de um estudo longitudinal com avaliação pré e pós intervenção.