Publicação
Eficácia de um programa de enfermagem na gestão de sintomas e na adesão à terapêutica anti-retrovírica da pessoa adulta com infecção VIH/SIDA
| Resumo: | A gestão efectiva de sintomas é considerada uma componente essencial da prática dos cuidados de enfermagem para diferentes condições clínicas, mas toma um carácter particular nas doenças crónicas, como é o caso da Infecção VIH/SIDA. A necessidade de um programa estruturado de intervenção de enfermagem surge da revisão da literatura associada à sua importância na auto-gestão de sintomas bem como na adesão à terapêutica antiretrovírica. O presente estudo, tem como objectivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção de enfermagem (previamente elaborado e aplicado) a fim de contribuir para a auto-gestão de sintomas e adesão à terapêutica antiretrovírica na pessoa adulta com Infecção VIH/SIDA, permitindo-lhe vivenciar o seu processo de doença com o melhor bem-estar possível. Prevê-se a realização de um estudo quasi-experimental, sendo o recrutamento dos que serão sujeitos à intervenção feito entre os participantes incluídos na validação dos instrumentos de colheita de dados para a população portuguesa. Trata-se de um estudo longitudinal com avaliação pré e pós intervenção. |
|---|---|
| Autores principais: | Henriques, Eunice |
| Outros Autores: | Gaspar, Filomena |
| Assunto: | Intervenção de enfermagem Terapêutica anti-retrovírica Adesão terapêutica Gestão de sintomas Infecção VIH/SIDA |
| Ano: | 2010 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | artigo |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Escola Superior de Enfermagem de Lisboa |
| Idioma: | português |
| Origem: | Escola Superior de Enfermagem de Lisboa |
| Resumo: | A gestão efectiva de sintomas é considerada uma componente essencial da prática dos cuidados de enfermagem para diferentes condições clínicas, mas toma um carácter particular nas doenças crónicas, como é o caso da Infecção VIH/SIDA. A necessidade de um programa estruturado de intervenção de enfermagem surge da revisão da literatura associada à sua importância na auto-gestão de sintomas bem como na adesão à terapêutica antiretrovírica. O presente estudo, tem como objectivo avaliar a eficácia de um programa de intervenção de enfermagem (previamente elaborado e aplicado) a fim de contribuir para a auto-gestão de sintomas e adesão à terapêutica antiretrovírica na pessoa adulta com Infecção VIH/SIDA, permitindo-lhe vivenciar o seu processo de doença com o melhor bem-estar possível. Prevê-se a realização de um estudo quasi-experimental, sendo o recrutamento dos que serão sujeitos à intervenção feito entre os participantes incluídos na validação dos instrumentos de colheita de dados para a população portuguesa. Trata-se de um estudo longitudinal com avaliação pré e pós intervenção. |
|---|