Publicação

Relatório de estágio pedagógico desenvolvido no colégio São Martinho junto da turma do 9º C no ano letivo 2011/2012

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A elaboração deste relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, realizado no Colégio São Martinho no ano letivo 2011/2012, inserido no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Após o término do Estágio Pedagógico é importante realizar uma reflexão e um balanço crítico exposto neste documento. Todo este ano foi repleto de novas experiências e de momentos que marcaram a minha vida enquanto estagiário. Assim, o presente documento será composto por uma descrição do trabalho realizado ao longo do ano letivo e uma reflexão sobre o desempenho que tive enquanto professor estagiário. Na parte inicial pretendo descrever e caracterizar o meio escolar e todas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Vão ser abordadas as várias dimensões pedagógicas inerentes ao estágio, como o planeamento, realização e avaliação. Faço também referência a componente ético-profissional em todo o meu percurso educativo. Posteriormente é realizada uma profunda análise reflexiva de todo o processo de formação, enquadrando os objetivos, enunciando as atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas e formas de resolução. Desta forma, espero que este documento revele de uma forma clara e objetiva todo o conjunto de aprendizagens realizadas e as dificuldades vividas ao longo do ano de estágio.
Autores principais:Alcobia, João Miguel Azevedo
Assunto:Ensino da educação física Estágio pedagógico Formação de professores
Ano:2012
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Universidade de Coimbra
Idioma:português
Origem:Estudo Geral - Universidade de Coimbra
Descrição
Resumo:A elaboração deste relatório pretende descrever as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Pedagógico, realizado no Colégio São Martinho no ano letivo 2011/2012, inserido no segundo ano do Mestrado em Ensino da Educação Física dos Ensinos Básicos e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra. Após o término do Estágio Pedagógico é importante realizar uma reflexão e um balanço crítico exposto neste documento. Todo este ano foi repleto de novas experiências e de momentos que marcaram a minha vida enquanto estagiário. Assim, o presente documento será composto por uma descrição do trabalho realizado ao longo do ano letivo e uma reflexão sobre o desempenho que tive enquanto professor estagiário. Na parte inicial pretendo descrever e caracterizar o meio escolar e todas as ferramentas utilizadas para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem. Vão ser abordadas as várias dimensões pedagógicas inerentes ao estágio, como o planeamento, realização e avaliação. Faço também referência a componente ético-profissional em todo o meu percurso educativo. Posteriormente é realizada uma profunda análise reflexiva de todo o processo de formação, enquadrando os objetivos, enunciando as atividades desenvolvidas, dificuldades encontradas e formas de resolução. Desta forma, espero que este documento revele de uma forma clara e objetiva todo o conjunto de aprendizagens realizadas e as dificuldades vividas ao longo do ano de estágio.