Publicação

Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Considerando a relevância que o lúdico pode assumir no processo de aprendizagem das crianças procuramos, neste relatório, centrar a reflexão sobre as oportunidades promovidas ao nível da ação educativa pré-escolar para as crianças aprenderem através do brincar. Nesta linha, procurámos aprofundar conhecimentos que nos permitissem perceber modos de entender a criança e a infância, o processo de aprendizagem e de construção da cidadania, bem como o papel do lúdico nestes processos e as linhas de orientação curricular para a ação educativa pré-escolar. Do ponto de vista das opções metodológicas, recorremos à investigação-ação enquanto estratégia de estudo, possibilitando-nos assumir o papel de observador participante, o que nos possibilitou compreender melhor a nossa ação e ir reajustando-a para poder apoiar a progressão das crianças e atender à curiosidade manifestada. O principal objetivo centrou-se em aprofundar de conhecimentos sobre como articular o lúdico com a abordagem integrada das diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Os resultados deixam perceber a importância a atribuir à organização do ambiente educativo, no sentido de uma continuada melhoria, bem como aos processos interacionais para apoiar, respeitar e valorizar a atividade lúdica das crianças. Os dados relevam, ainda, a importância de sensibilizar os pais para a valorização do brincar enquanto meio de aprendizagem das crianças da faixa etária pré-escolar.
Autores principais:Gonçalves, Joana Cristina
Assunto:Educação pré-escolar Ação educativa Crianças Lúdico Aprendizagem
Ano:2015
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
_version_ 1867173294518566912
author Gonçalves, Joana Cristina
author_facet Gonçalves, Joana Cristina
author_role author
contributor_name_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
country_str PT
creators_json_txt [{\"Person.name\":\"Gonçalves, Joana Cristina\"}]
datacite.contributors.contributor.contributorName.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
datacite.creators.creator.creatorName.fl_str_mv Gonçalves, Joana Cristina
datacite.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
datacite.date.available.fl_str_mv 2016-01-19T11:41:50Z
datacite.date.embargoed.fl_str_mv 2016-01-19T11:41:50Z
datacite.rights.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
datacite.subjects.subject.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ação educativa
Crianças
Lúdico
Aprendizagem
datacite.titles.title.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
dc.contributor.none.fl_str_mv Sanches, Angelina
Biblioteca Digital do IPB
dc.creator.none.fl_str_mv Gonçalves, Joana Cristina
dc.date.Accepted.fl_str_mv 2015-01-01T00:00:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-01-19T11:41:50Z
dc.date.embargoed.fl_str_mv 2016-01-19T11:41:50Z
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.identifier.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12636
dc.language.none.fl_str_mv por
dc.rights.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
dc.subject.none.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ação educativa
Crianças
Lúdico
Aprendizagem
dc.title.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
dc.type.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_bdcc
description Considerando a relevância que o lúdico pode assumir no processo de aprendizagem das crianças procuramos, neste relatório, centrar a reflexão sobre as oportunidades promovidas ao nível da ação educativa pré-escolar para as crianças aprenderem através do brincar. Nesta linha, procurámos aprofundar conhecimentos que nos permitissem perceber modos de entender a criança e a infância, o processo de aprendizagem e de construção da cidadania, bem como o papel do lúdico nestes processos e as linhas de orientação curricular para a ação educativa pré-escolar. Do ponto de vista das opções metodológicas, recorremos à investigação-ação enquanto estratégia de estudo, possibilitando-nos assumir o papel de observador participante, o que nos possibilitou compreender melhor a nossa ação e ir reajustando-a para poder apoiar a progressão das crianças e atender à curiosidade manifestada. O principal objetivo centrou-se em aprofundar de conhecimentos sobre como articular o lúdico com a abordagem integrada das diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Os resultados deixam perceber a importância a atribuir à organização do ambiente educativo, no sentido de uma continuada melhoria, bem como aos processos interacionais para apoiar, respeitar e valorizar a atividade lúdica das crianças. Os dados relevam, ainda, a importância de sensibilizar os pais para a valorização do brincar enquanto meio de aprendizagem das crianças da faixa etária pré-escolar.
dirty 0
eu_rights_str_mv openAccess
format masterThesis
fulltext.url.fl_str_mv https://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/b1bf5816-9da6-4fb9-9cd2-6658886ade5c/download
id ipb_4ab41f202f826e5073737dfe739e5f49
identifier.url.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/12636
instacron_str ipb
institution Instituto Politécnico de Bragança
instname_str Instituto Politécnico de Bragança
language por
network_acronym_str ipb
network_name_str Biblioteca Digital do IPB
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/12636
organization_str_mv urn:organizationAcronym:ipb
person_str_mv Gonçalves, Joana Cristina
publishDate 2015
reponame_str Biblioteca Digital do IPB
repository_id_str urn:repositoryAcronym:ipb
service_str_mv urn:repositoryAcronym:ipb
spelling porpt_PTConsiderando a relevância que o lúdico pode assumir no processo de aprendizagem das crianças procuramos, neste relatório, centrar a reflexão sobre as oportunidades promovidas ao nível da ação educativa pré-escolar para as crianças aprenderem através do brincar. Nesta linha, procurámos aprofundar conhecimentos que nos permitissem perceber modos de entender a criança e a infância, o processo de aprendizagem e de construção da cidadania, bem como o papel do lúdico nestes processos e as linhas de orientação curricular para a ação educativa pré-escolar. Do ponto de vista das opções metodológicas, recorremos à investigação-ação enquanto estratégia de estudo, possibilitando-nos assumir o papel de observador participante, o que nos possibilitou compreender melhor a nossa ação e ir reajustando-a para poder apoiar a progressão das crianças e atender à curiosidade manifestada. O principal objetivo centrou-se em aprofundar de conhecimentos sobre como articular o lúdico com a abordagem integrada das diferentes áreas e domínios de conteúdo curricular. Os resultados deixam perceber a importância a atribuir à organização do ambiente educativo, no sentido de uma continuada melhoria, bem como aos processos interacionais para apoiar, respeitar e valorizar a atividade lúdica das crianças. Os dados relevam, ainda, a importância de sensibilizar os pais para a valorização do brincar enquanto meio de aprendizagem das crianças da faixa etária pré-escolar.application/pdfpt_PTPrática de ensino supervisionada em Educação Pré-EscolarGonçalves, Joana CristinaSanches, AngelinaHostingInstitutionOrganizationalBiblioteca Digital do IPBe-mailmailto:dspace@ipb.ptdspace@ipb.ptURNurn:tid:2010270202016-01-19T11:41:50Z20152015-01-01T00:00:00ZHandlehttp://hdl.handle.net/10198/12636http://purl.org/coar/access_right/c_abf2open accessEducação pré-escolarAção educativaCriançasLúdicoAprendizagem2401058 bytesliteraturehttp://purl.org/coar/resource_type/c_bdccmaster thesishttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2application/pdffulltexthttps://bibliotecadigital.ipb.pt/bitstreams/b1bf5816-9da6-4fb9-9cd2-6658886ade5c/download
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
Gonçalves, Joana Cristina
Educação pré-escolar
Ação educativa
Crianças
Lúdico
Aprendizagem
status SINGLETON
subject.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ação educativa
Crianças
Lúdico
Aprendizagem
title Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_short Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
title_sort Prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar
topic Educação pré-escolar
Ação educativa
Crianças
Lúdico
Aprendizagem
topic_facet Educação pré-escolar
Ação educativa
Crianças
Lúdico
Aprendizagem
url http://hdl.handle.net/10198/12636
visible 1