Publicação
Relação entre refeições intermédias e consumo alimentar em adolescentes portugueses
| Resumo: | Este estudo tem por objetivo estudar a relação entre o número de refeições intermédias e o consumo alimentar em adolescentes portugueses. Para o efeito, foi conduzido um estudo quantitativo, observacional, transversal e analítico numa Escola do 3.º ciclo e secundário da Região Norte de Portugal (NUTS II), baseado numa amostra de 70 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. O consumo de refeições intermédias foi avaliado através do método do diário alimentar de três dias e os dados antropométricos dos adolescentes foram objetivamente medidos. A análise dos dados foi realizada por meio do programa SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Para estudar a correlação entre as variáveis utilizou-se o teste de correlação ordinal de Spearman ao nível de significância de 5%. Verificou-se que os adolescentes faziam, em média, 4,4 refeições totais por dia, sendo que destas 1,5 eram relativas às refeições intermédias. A aplicação do teste da Correlação de Spearman revelou a existência de correlação positiva entre o consumo de hortícolas, fruta e lacticínios e o número de refeições intermédias. Estes resultados vêm contrariar resultados de estudos anteriores também referentes a adolescentes portugueses. Os resultados sugerem que, quanto maior o número de refeições intermédias, maior o consumo de frutas, legumes e lacticínios, significando uma relação positiva entre refeições intermédias e uma dieta saudável. |
|---|---|
| Autores principais: | Alves, Ana Francisca Lemos |
| Outros Autores: | Teixeira, Joana Isabel; Barbosa, Rubina; Fernandes, António; Ferro-Lebres, Vera |
| Assunto: | Adolescentes Refeições intermédias Consumo alimentar |
| Ano: | 2018 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | artigo |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | Este estudo tem por objetivo estudar a relação entre o número de refeições intermédias e o consumo alimentar em adolescentes portugueses. Para o efeito, foi conduzido um estudo quantitativo, observacional, transversal e analítico numa Escola do 3.º ciclo e secundário da Região Norte de Portugal (NUTS II), baseado numa amostra de 70 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e 19 anos. O consumo de refeições intermédias foi avaliado através do método do diário alimentar de três dias e os dados antropométricos dos adolescentes foram objetivamente medidos. A análise dos dados foi realizada por meio do programa SPSS 22.0 (Statistical Package for Social Sciences). Para estudar a correlação entre as variáveis utilizou-se o teste de correlação ordinal de Spearman ao nível de significância de 5%. Verificou-se que os adolescentes faziam, em média, 4,4 refeições totais por dia, sendo que destas 1,5 eram relativas às refeições intermédias. A aplicação do teste da Correlação de Spearman revelou a existência de correlação positiva entre o consumo de hortícolas, fruta e lacticínios e o número de refeições intermédias. Estes resultados vêm contrariar resultados de estudos anteriores também referentes a adolescentes portugueses. Os resultados sugerem que, quanto maior o número de refeições intermédias, maior o consumo de frutas, legumes e lacticínios, significando uma relação positiva entre refeições intermédias e uma dieta saudável. |
|---|