Publicação
Incidência e mortalidade por cancro do estômago em países onde predomina a dieta mediterrânica
| Resumo: | Países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Marrocos, Croácia e Chipre, onde se pratica uma dieta do tipo mediterrânica é expetável um baixo índice de neoplasias gástricas. Com este estudo, pretende-se analisar a incidência e a mortalidade por cancro do estômago, em países onde predomina a dieta mediterrânica. Recolheram-se dados sobre novos casos e óbitos por cancro gástrico, reportados em 2020, nos países em que predomina a dieta mediterrânica. Calculou-se a razão padronizada de incidência (RPI) e mortalidade (RPM) e o respetivo intervalo de confiança a 95% (IC95%). Dos países em estudo, Portugal apresenta valores mais elevados quer de incidência quer de mortalidade por cancro do estômago. Relativamente à incidência de cancro do estômago, verificou-se que Portugal apresenta valores significativamente superiores ao esperado com RPI decrescente com a idade, variando entre 125% (IC95%: 116-134) e 201% (IC95%: 177-226) nos homens e entre 140% (IC95%: 128-152) e 162% (IC95%: 135-192) nas mulheres. Padrão semelhante verificou-se para a mortalidade quer nos homens quer nas mulheres. Embora nestes países em estudo predomine a dieta mediterrânica, Portugal apresentou valores de incidência e mortalidade, por cancro do estômago, superiores a todos os outros países em estudo. |
|---|---|
| Autores principais: | Correia, Beatriz |
| Outros Autores: | Mesquita, Cristiana; Fonseca, Fausta; Afonso, Andrea Luísa Fernandes; Teixeira, Cristina; Nogueira, António José M. |
| Assunto: | Cancro do estômago Portugal Dieta mediterrânica Incidência |
| Ano: | 2024 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | documento de conferência |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | Países como Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Marrocos, Croácia e Chipre, onde se pratica uma dieta do tipo mediterrânica é expetável um baixo índice de neoplasias gástricas. Com este estudo, pretende-se analisar a incidência e a mortalidade por cancro do estômago, em países onde predomina a dieta mediterrânica. Recolheram-se dados sobre novos casos e óbitos por cancro gástrico, reportados em 2020, nos países em que predomina a dieta mediterrânica. Calculou-se a razão padronizada de incidência (RPI) e mortalidade (RPM) e o respetivo intervalo de confiança a 95% (IC95%). Dos países em estudo, Portugal apresenta valores mais elevados quer de incidência quer de mortalidade por cancro do estômago. Relativamente à incidência de cancro do estômago, verificou-se que Portugal apresenta valores significativamente superiores ao esperado com RPI decrescente com a idade, variando entre 125% (IC95%: 116-134) e 201% (IC95%: 177-226) nos homens e entre 140% (IC95%: 128-152) e 162% (IC95%: 135-192) nas mulheres. Padrão semelhante verificou-se para a mortalidade quer nos homens quer nas mulheres. Embora nestes países em estudo predomine a dieta mediterrânica, Portugal apresentou valores de incidência e mortalidade, por cancro do estômago, superiores a todos os outros países em estudo. |
|---|