Publicação

Abordagem das questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem: perceção dos professores

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:Este estudo insere-se num trabalho mais amplo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na sua globalidade, teve como base a consciencialização dos alunos para as questões ambientais e serviu também como um instrumento particularmente interessante para a intervenção didático-pedagógica, na medida em que estimulou o aluno a pensar sobre questões ambientais relacionadas com assuntos com os quais se depara na sua vida diária. Neste texto pretendemos evidenciar a perceção dos professores sobre a forma como encaram a abordagem das questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem. O estudo assenta numa metodologia de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a guiões de entrevistas que aplicamos a três professores cooperantes, um do 1.º CEB e dois do 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, respetivamente. Os resultados demonstraram que os professores têm presente que a promoção do sentido crítico acerca desta temática é fundamental para que haja progressos tanto a nível do ambiente como das aprendizagens realizadas no contexto educativo; os professores referiram que, por vezes, não trabalham tanto esta temática como o que gostariam, referindo o fator tempo como o principal constrangimento. Os resultados obtidos evidenciam que os professores mostram desagrado pelo facto destas questões não serem vistas como uma mais-valia no processo de ensinoaprendizagem, tanto ao nível da escola como da comunidade educativa. Concluímos, assim, que é necessário haver uma mudança nas práticas educativas e nas ações desenvolvidas, valorizando esta temática de forma a desenvolver a literacia ambiental dos alunos. É necessário prepará-los para uma cidadania ativa e para a sociedade em que estão inseridos, para terem consciência de como podem melhorar a sua vida e a dos indivíduos e, em particular, para a necessidade de compreenderem as dinâmicas do ambiente e adotarem comportamentos e atitudes de preservação do mesmo.
Autores principais:Fernandes, Júlia Susana
Outros Autores:Rodrigues, Maria José
Assunto:Literacia ambiental Questões ambientais Processo de ensinoaprendizagem
Ano:2020
País:Portugal
Tipo de documento:comunicação em conferência
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
Descrição
Resumo:Este estudo insere-se num trabalho mais amplo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Na sua globalidade, teve como base a consciencialização dos alunos para as questões ambientais e serviu também como um instrumento particularmente interessante para a intervenção didático-pedagógica, na medida em que estimulou o aluno a pensar sobre questões ambientais relacionadas com assuntos com os quais se depara na sua vida diária. Neste texto pretendemos evidenciar a perceção dos professores sobre a forma como encaram a abordagem das questões ambientais no processo de ensino-aprendizagem. O estudo assenta numa metodologia de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a guiões de entrevistas que aplicamos a três professores cooperantes, um do 1.º CEB e dois do 2.º CEB de Matemática e Ciências Naturais, respetivamente. Os resultados demonstraram que os professores têm presente que a promoção do sentido crítico acerca desta temática é fundamental para que haja progressos tanto a nível do ambiente como das aprendizagens realizadas no contexto educativo; os professores referiram que, por vezes, não trabalham tanto esta temática como o que gostariam, referindo o fator tempo como o principal constrangimento. Os resultados obtidos evidenciam que os professores mostram desagrado pelo facto destas questões não serem vistas como uma mais-valia no processo de ensinoaprendizagem, tanto ao nível da escola como da comunidade educativa. Concluímos, assim, que é necessário haver uma mudança nas práticas educativas e nas ações desenvolvidas, valorizando esta temática de forma a desenvolver a literacia ambiental dos alunos. É necessário prepará-los para uma cidadania ativa e para a sociedade em que estão inseridos, para terem consciência de como podem melhorar a sua vida e a dos indivíduos e, em particular, para a necessidade de compreenderem as dinâmicas do ambiente e adotarem comportamentos e atitudes de preservação do mesmo.