Publicação
Educação para a igualdade de género: práticas em contexto educativo
| Resumo: | O propósito desta comunicação prende-se com a promoção da igualdade de género em contexto educativo e tem como principal intenção discutir e refletir as conceções de género de 21 crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à metodologia desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, recolhendo dados através de observação participante, notas de campo, registos fotográficos, bem como um inquérito por questionário. A investigação foi feita no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada e procurámos, sempre que possível, implementar diversas experiências de aprendizagem que desenvolvessem atitudes positivas face à equidade de género de modo a educar e sensibilizar para a cidadania através de práticas de igualdade. A análise dos dados recolhidos revela que as crianças já desempenham papéis de género e que começam a construir a sua identidade de género a partir das interações com o meio onde se inserem, como com os seus pares, e com os adultos com os quais interagem. Notou-se ainda em alguns discursos e atitudes a veiculação de ideias estereotipadas que influenciam claramente a forma de agir, pensar e comunicar. Por ser um tema atual e estruturante, assume-se a ideia que questões relacionadas com o género deverão ser mais incluídas na educação das crianças e os adultos que as acompanham devem querer implicar-se mais neste processo. Assim sendo, tencionamos que este tema seja abordado desde cedo na educação das crianças de modo a torná-las cidadãs em pleno e conhecedoras dos valores de cidadania e igualdade. |
|---|---|
| Autores principais: | Coelho, Ana Isabel Costa |
| Outros Autores: | Freire-Ribeiro, Ilda |
| Assunto: | Igualdade de género Cidadania Educação |
| Ano: | 2019 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | documento de conferência |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | O propósito desta comunicação prende-se com a promoção da igualdade de género em contexto educativo e tem como principal intenção discutir e refletir as conceções de género de 21 crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à metodologia desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, recolhendo dados através de observação participante, notas de campo, registos fotográficos, bem como um inquérito por questionário. A investigação foi feita no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada e procurámos, sempre que possível, implementar diversas experiências de aprendizagem que desenvolvessem atitudes positivas face à equidade de género de modo a educar e sensibilizar para a cidadania através de práticas de igualdade. A análise dos dados recolhidos revela que as crianças já desempenham papéis de género e que começam a construir a sua identidade de género a partir das interações com o meio onde se inserem, como com os seus pares, e com os adultos com os quais interagem. Notou-se ainda em alguns discursos e atitudes a veiculação de ideias estereotipadas que influenciam claramente a forma de agir, pensar e comunicar. Por ser um tema atual e estruturante, assume-se a ideia que questões relacionadas com o género deverão ser mais incluídas na educação das crianças e os adultos que as acompanham devem querer implicar-se mais neste processo. Assim sendo, tencionamos que este tema seja abordado desde cedo na educação das crianças de modo a torná-las cidadãs em pleno e conhecedoras dos valores de cidadania e igualdade. |
|---|