Publicação

Educação para a igualdade de género: práticas em contexto educativo

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O propósito desta comunicação prende-se com a promoção da igualdade de género em contexto educativo e tem como principal intenção discutir e refletir as conceções de género de 21 crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à metodologia desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, recolhendo dados através de observação participante, notas de campo, registos fotográficos, bem como um inquérito por questionário. A investigação foi feita no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada e procurámos, sempre que possível, implementar diversas experiências de aprendizagem que desenvolvessem atitudes positivas face à equidade de género de modo a educar e sensibilizar para a cidadania através de práticas de igualdade. A análise dos dados recolhidos revela que as crianças já desempenham papéis de género e que começam a construir a sua identidade de género a partir das interações com o meio onde se inserem, como com os seus pares, e com os adultos com os quais interagem. Notou-se ainda em alguns discursos e atitudes a veiculação de ideias estereotipadas que influenciam claramente a forma de agir, pensar e comunicar. Por ser um tema atual e estruturante, assume-se a ideia que questões relacionadas com o género deverão ser mais incluídas na educação das crianças e os adultos que as acompanham devem querer implicar-se mais neste processo. Assim sendo, tencionamos que este tema seja abordado desde cedo na educação das crianças de modo a torná-las cidadãs em pleno e conhecedoras dos valores de cidadania e igualdade.
Autores principais:Coelho, Ana Isabel Costa
Outros Autores:Freire-Ribeiro, Ilda
Assunto:Igualdade de género Cidadania Educação
Ano:2019
País:Portugal
Tipo de documento:documento de conferência
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Bragança
Idioma:português
Origem:Biblioteca Digital do IPB
Descrição
Resumo:O propósito desta comunicação prende-se com a promoção da igualdade de género em contexto educativo e tem como principal intenção discutir e refletir as conceções de género de 21 crianças do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. No que concerne à metodologia desenvolvemos uma investigação de natureza qualitativa, recolhendo dados através de observação participante, notas de campo, registos fotográficos, bem como um inquérito por questionário. A investigação foi feita no decorrer da Prática de Ensino Supervisionada e procurámos, sempre que possível, implementar diversas experiências de aprendizagem que desenvolvessem atitudes positivas face à equidade de género de modo a educar e sensibilizar para a cidadania através de práticas de igualdade. A análise dos dados recolhidos revela que as crianças já desempenham papéis de género e que começam a construir a sua identidade de género a partir das interações com o meio onde se inserem, como com os seus pares, e com os adultos com os quais interagem. Notou-se ainda em alguns discursos e atitudes a veiculação de ideias estereotipadas que influenciam claramente a forma de agir, pensar e comunicar. Por ser um tema atual e estruturante, assume-se a ideia que questões relacionadas com o género deverão ser mais incluídas na educação das crianças e os adultos que as acompanham devem querer implicar-se mais neste processo. Assim sendo, tencionamos que este tema seja abordado desde cedo na educação das crianças de modo a torná-las cidadãs em pleno e conhecedoras dos valores de cidadania e igualdade.