Publicação
Influência das redes sociais nos hábitos alimentares
| Resumo: | A investigação sobre as implicações do uso das redes sociais nos hábitos alimentares é uma área de investigação pertinente. As redes sociais, criadas para promover a discussão e comunicação entre os seus utilizadores, são palcos de discussão e de influência, onde as questões relacionadas com a alimentação não são exceção. OBJETIVOS: Avaliar a influência das redes sociais nos hábitos alimentares. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal, analítico, numa amostra não probabilística do tipo bola de neve (snowball sampling), constituída por 201 indivíduos adultos. Para o efeito recolheram-se dados através de um inquérito online, sendo analisados com recurso ao software IBM SPSS statistics, versão 28. RESULTADOS: A maioria dos inquiridos é utilizador de redes sociais há mais de 10 anos (52,7%), com uma utilização diária entre 1 a 4 horas (71,1%). Quanto aos conteúdos mais procurados nas redes sociais, 47,3% refere a procura de “receitas culinárias” e 45,3% informações sobre “alimentação saudável”. 77,1% dos indivíduos seguem conselhos relativos à alimentação dados por quem seguem nas redes sociais, tendo-se verificado associação com a utilização do Instagram (p-value=0,0379). A maioria refere ter experimentado alimentos novos e/ou receitas, partilhadas nas redes sociais (67,1%), 17,4% começou a fazer jejum intermitente, 16,2% reduziu a ingestão de carne e 14,2% excluiu os hidratos de carbono da alimentação. A maioria (63,7%), afirma que é influenciado a comprar alimentos pelas campanhas publicitárias de produtos alimentares difundidas nas redes sociais, tendo-se verificado associação com a utilização do Instagram (p-value=0,023), Facebook (p-value=0,005) e do Messenger (p-value=0,044). CONCLUSÕES: Constatou-se que existe influência da utilização das redes sociais nos hábitos alimentares, considerando-se pertinente futuras pesquisas sobre o tema. |
|---|---|
| Autores principais: | Pires, Marta |
| Outros Autores: | Fernandes, António; Pereira, Ana Maria Geraldes Rodrigues |
| Assunto: | Redes sociais Hábitos alimentares |
| Ano: | 2023 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | documento de conferência |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | A investigação sobre as implicações do uso das redes sociais nos hábitos alimentares é uma área de investigação pertinente. As redes sociais, criadas para promover a discussão e comunicação entre os seus utilizadores, são palcos de discussão e de influência, onde as questões relacionadas com a alimentação não são exceção. OBJETIVOS: Avaliar a influência das redes sociais nos hábitos alimentares. METODOLOGIA: Realizou-se um estudo quantitativo, transversal, analítico, numa amostra não probabilística do tipo bola de neve (snowball sampling), constituída por 201 indivíduos adultos. Para o efeito recolheram-se dados através de um inquérito online, sendo analisados com recurso ao software IBM SPSS statistics, versão 28. RESULTADOS: A maioria dos inquiridos é utilizador de redes sociais há mais de 10 anos (52,7%), com uma utilização diária entre 1 a 4 horas (71,1%). Quanto aos conteúdos mais procurados nas redes sociais, 47,3% refere a procura de “receitas culinárias” e 45,3% informações sobre “alimentação saudável”. 77,1% dos indivíduos seguem conselhos relativos à alimentação dados por quem seguem nas redes sociais, tendo-se verificado associação com a utilização do Instagram (p-value=0,0379). A maioria refere ter experimentado alimentos novos e/ou receitas, partilhadas nas redes sociais (67,1%), 17,4% começou a fazer jejum intermitente, 16,2% reduziu a ingestão de carne e 14,2% excluiu os hidratos de carbono da alimentação. A maioria (63,7%), afirma que é influenciado a comprar alimentos pelas campanhas publicitárias de produtos alimentares difundidas nas redes sociais, tendo-se verificado associação com a utilização do Instagram (p-value=0,023), Facebook (p-value=0,005) e do Messenger (p-value=0,044). CONCLUSÕES: Constatou-se que existe influência da utilização das redes sociais nos hábitos alimentares, considerando-se pertinente futuras pesquisas sobre o tema. |
|---|