Publicação
Reflexões sobre práticas de ensino e aprendizagem da escrita
| Resumo: | Propomos a apresentação de experiências de ensino e aprendizagem relativas à área de Língua Portuguesa que refletem o trabalho desenvolvido na unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Iniciamos a apresentação com uma breve referência às conceções acerca da escrita, que sustentaram o desenvolvimento das experiências de aprendizagem que selecionamos da nossa prática. Num segundo momento, procedemos à descrição das tarefas e à consequente análise dos dados que fomos obtendo. Assim, relativamente ao 1.º ciclo do Ensino Básico, descrevemos e refletimos sobre uma tarefa de escrita realizada a partir de uma pintura. No âmbito do 2.º ciclo, escolhemos uma tarefa que consistiu na escrita de um poema. Esta tarefa inseriu-se na semana dedicada à poesia que a escola proporcionou a toda comunidade escolar. Ainda no 2.º ciclo, propomos a descrição de uma outra tarefa, também relacionada com a escrita, mas dedicada exclusivamente à revisão textual. Terminamos com a análise dos dados que obtivemos num pequeno questionário feito aos alunos, cujo objectivo principal foi perceber se os alunos tomaram consciência da importância das várias etapas do processo de produção de textos escritos. Procuramos também verificar quais foram as atividades de que os alunos mais gostaram. |
|---|---|
| Autores principais: | Teixeira, Carlos |
| Assunto: | Ensino Aprendizagem Escrita Etapas do processo redacional, revisão textual |
| Ano: | 2013 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | documento de conferência |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Bragança |
| Idioma: | português |
| Origem: | Biblioteca Digital do IPB |
| Resumo: | Propomos a apresentação de experiências de ensino e aprendizagem relativas à área de Língua Portuguesa que refletem o trabalho desenvolvido na unidade curricular de “Prática de Ensino Supervisionada”, do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Iniciamos a apresentação com uma breve referência às conceções acerca da escrita, que sustentaram o desenvolvimento das experiências de aprendizagem que selecionamos da nossa prática. Num segundo momento, procedemos à descrição das tarefas e à consequente análise dos dados que fomos obtendo. Assim, relativamente ao 1.º ciclo do Ensino Básico, descrevemos e refletimos sobre uma tarefa de escrita realizada a partir de uma pintura. No âmbito do 2.º ciclo, escolhemos uma tarefa que consistiu na escrita de um poema. Esta tarefa inseriu-se na semana dedicada à poesia que a escola proporcionou a toda comunidade escolar. Ainda no 2.º ciclo, propomos a descrição de uma outra tarefa, também relacionada com a escrita, mas dedicada exclusivamente à revisão textual. Terminamos com a análise dos dados que obtivemos num pequeno questionário feito aos alunos, cujo objectivo principal foi perceber se os alunos tomaram consciência da importância das várias etapas do processo de produção de textos escritos. Procuramos também verificar quais foram as atividades de que os alunos mais gostaram. |
|---|