Publicação
Pandemia Covid’19: a experiência do luto e implicações nas dinâmicas das famílias envelhecidas
| Resumo: | Introdução: a dinâmica familiar das famílias envelhecidas ou no fim de vida sofreu alterações com a Pandemia Covid’19, e algumas famílias experienciaram o luto sem oportunidade de despedida nesta fase. Alguns autores defendem que a Pandemia Covid’19 trouxe não só implicações no contexto familiar como também no social e afetivo, com a alteração de rotinas e existência de isolamento para evitar a propagação do vírus (e.g. Jorge, 2022). Objetivo: explorar e compreender a experiência de luto e implicações nas famílias envelhecidas durante a Pandemia Covid’19. Método e materiais: estudo exploratório qualitativo. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e a Entrevista Semiestruturada. A amostra é constituída por 12 pessoas idosas (4 homens e 8 mulheres) residentes na zona Centro de Portugal Continental. Resultados: perante o contexto pandémico foi percetível verificar que todos os participantes sentiram alterações na sua dinâmica familiar. No que respeita a alterações das relações é percetível que houve um afastamento nas relações familiares em sete (58,3%) dos participantes, mas por outro lado, também houve uma aproximação em cinco (41,7%) dos participantes. A totalidade dos indivíduos vivenciou a perda de um familiar no contexto pandémico, sendo sete (58,3%) os indivíduos que tiveram a possibilidade de participar na cerimónia e de se “despedirem”, apesar de todas as restrições; um (8,3%) dos indivíduos foi impossibilitado de participar na cerimónia fúnebre tendo a sensação de ausência de “despedida”; e três (25%) dos indivíduos participaram na cerimónia fúnebre com restrições, mas com sensação de ausência de “despedida”. Conclusões: os resultados deste estudo sugerem que a Pandemia Covid’19 contribuiu para um maior isolamento social, criação de novas rotinas e maior uso das TIC por parte de pessoas mais idosas. Os resultados indicam que para estes participantes a pandemia reforçou a valorização das relações e entre elementos do agregado familiar, evidenciando a necessidade de união e envolvimento em todas as decisões e acontecimentos do seio familiar. |
|---|---|
| Autores principais: | Duarte, Maria Carolina Domingues |
| Assunto: | Famílias Envelhecidas Famílias em Fim de Vida Covid 19 Pandemia Luto Pessoas Idosas Dinâmica Individual e Familiar |
| Ano: | 2023 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Coimbra |
| Idioma: | português |
| Origem: | Instituto Politécnico de Coimbra |
| Resumo: | Introdução: a dinâmica familiar das famílias envelhecidas ou no fim de vida sofreu alterações com a Pandemia Covid’19, e algumas famílias experienciaram o luto sem oportunidade de despedida nesta fase. Alguns autores defendem que a Pandemia Covid’19 trouxe não só implicações no contexto familiar como também no social e afetivo, com a alteração de rotinas e existência de isolamento para evitar a propagação do vírus (e.g. Jorge, 2022). Objetivo: explorar e compreender a experiência de luto e implicações nas famílias envelhecidas durante a Pandemia Covid’19. Método e materiais: estudo exploratório qualitativo. Foram utilizados o Questionário Sociodemográfico e a Entrevista Semiestruturada. A amostra é constituída por 12 pessoas idosas (4 homens e 8 mulheres) residentes na zona Centro de Portugal Continental. Resultados: perante o contexto pandémico foi percetível verificar que todos os participantes sentiram alterações na sua dinâmica familiar. No que respeita a alterações das relações é percetível que houve um afastamento nas relações familiares em sete (58,3%) dos participantes, mas por outro lado, também houve uma aproximação em cinco (41,7%) dos participantes. A totalidade dos indivíduos vivenciou a perda de um familiar no contexto pandémico, sendo sete (58,3%) os indivíduos que tiveram a possibilidade de participar na cerimónia e de se “despedirem”, apesar de todas as restrições; um (8,3%) dos indivíduos foi impossibilitado de participar na cerimónia fúnebre tendo a sensação de ausência de “despedida”; e três (25%) dos indivíduos participaram na cerimónia fúnebre com restrições, mas com sensação de ausência de “despedida”. Conclusões: os resultados deste estudo sugerem que a Pandemia Covid’19 contribuiu para um maior isolamento social, criação de novas rotinas e maior uso das TIC por parte de pessoas mais idosas. Os resultados indicam que para estes participantes a pandemia reforçou a valorização das relações e entre elementos do agregado familiar, evidenciando a necessidade de união e envolvimento em todas as decisões e acontecimentos do seio familiar. |
|---|