Publicação
A relação escola-família
| Resumo: | A Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b), entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz. No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho. Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra. No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões, terminando com algumas considerações finais. |
|---|---|
| Autores principais: | Reis, Catarina Inês Simões |
| Assunto: | Participação Família Relação Escola-Família Envolvimento Encarregados de Educação Pais Mães |
| Ano: | 2022 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Coimbra |
| Idioma: | português |
| Origem: | Instituto Politécnico de Coimbra |
| Resumo: | A Relação Escola-Família é algo complexo e exige que seja estudado tendo em conta várias vertentes e dimensões que lhe estão inerentes. Este tema tem vindo a ser estudado por vários investigadores tal com Davies (1989) e Marques (2001a e 2001b), entre outros, que salientam a importância e benefícios que a Relação Escola-Família traz. No entanto, há vários obstáculos a esta relação e que, muitas vezes, para além de não contribuírem para algo benéfico acabam mesmo por “difamar” a outra parte. O principal objetivo deste trabalho prende-se com a importância dada pelos pais, mães e encarregados/as de educação à relação com a instituição que os/as seus/suas filhos/as frequentam e em que medida é que a fomentam ativamente. Assim, foi elaborada a fundamentação teórica sobre o tema de modo a dar consistência ao trabalho. Posteriormente, foi realizado um estudo através da aplicação de inquérito por questionário e de entrevistas aos pais, mães e encarregados/as de educação de crianças de uma turma de 2º ano do 1º CEB de uma Escola de Coimbra. No final, fez-se a análise dos dados obtidos e, posteriormente, tiraram-se conclusões, terminando com algumas considerações finais. |
|---|