Publicação

Práticas de educação emocional em contexto de 1º CEB

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.
Autores principais:Silva, Mónica Ferreira da
Assunto:Desenvolvimento Socioemocional Estratégias de Mudança Comportamental Regulação Emocional
Ano:2022
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Coimbra
Idioma:português
Origem:Instituto Politécnico de Coimbra
Descrição
Resumo:O presente Relatório Final apresenta o estudo realizado ao longo do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico em contexto de estágio curricular numa turma de 3º ano com 21 alunos. Este estudo resulta da experiência obtida através da implementação de um projeto de investigação-ação tendo como objetivo a autorregulação emocional dos alunos em sala de aula. O propósito deste estudo, baseou-se na promoção do desenvolvimento socioemocional dos alunos, nomeadamente na da regulação das emoções, no fomento da empatia e na sociabilidade entre pares. Após observação e registo do clima emocional da sala, em que se registaram comportamentos por parte dos alunos menos adequados às situações, foram exploradas algumas estratégias para a modificação desses mesmos comportamentos e consequentemente fomentar um bom clima emocional na sala. No final do processo, após a execução de estratégias de regulação e compreensão emocional, o grupo de alunos apresentou uma maior facilidade na gestão das emoções e uma melhor competência pró-social. Deste modo, percecionou-se claramente o surgimento de efeitos positivos nos comportamentos da turma, sustentados pelo desenvolvimento de algumas competências socioemocionais.