Publicação

Promoção e educação para a saúde em indivíduos com diabetes tipo 2

Ver documento

Detalhes bibliográficos
Resumo:A gestão da Diabetes Mellitus é um processo que necessita de contributos dos profissionais de saúde na aprendizagem de diversos temas, nomeadamente na área de: saúde mental, alimentação, exercício físico e os cuidados com o corpo. Esta patologia, não sendo controlada, pode conduzir a lesões e doença em diversos órgãos tais como: rins, coração, olhos, entre outros, e condicionar a qualidade de vida dos seus portadores. O principal objetivo deste trabalho foi implementar sessões de promoção e educação para a saúde em pacientes com diabetes tipo 2 identificados como tendo um maior risco para o desenvolvimento de complicações como a retinopatia diabética, e avaliar prospectivamente o impacto destas sessões no seu estado de saúde geral. A amostra final foi de 10 indivíduos identificados com maior risco de complicações associadas à doença, com média de idade de 64 ± 9 anos. O programa foi composto por 1 sessão de 4 temas: cuidados com o corpo, exercício físico, alimentação e saúde mental, ministrada por profissionais de cada área. Cada sessão teve a duração de 50 minutos e foi realizada em grupo, na forma expositiva e interativa. Foram aplicados os seguintes questionários: de conhecimentos da Diabetes (DKQ-24), Escala de Atividades de Autocuidado com Diabetes (SDSCA) e o questionário Escala de Ansiedade, Depressão e Stress, 21 itens (EADS-21), antes e 3 meses depois das sessões. Os resultados obtidos mostraram um aumento significativo nos conhecimentos da doença (p-value=0.05), após a intervenção. Os restantes parâmetros (Ansiedade, Depressão e Stress) não revelaram alterações estatisticamente significativas, provavelmente devido à diminuta amostra e pouco espaço de temporal entre a análise T0 e T1. Na visita de seguimento, realizada telefonicamente, os participantes referiram que as sessões foram importantes para aumentar o conhecimento sobre os temas supramencionados, que conseguiram aplicar determinadas aprendizagens no seu dia-a-dia e que se sentiam satisfeitos por aplicar o que lhes foi transmitido. Reconheceram que as sessões os incitaram a praticar mais exercício físico, e esclarecer muitas dúvidas existentes sobre a doença. As principais limitações deste estudo foram o tamanho reduzido da amostra, a ausência de um grupo de controlo, as sessões terem sido aplicadas no mesmo dia e, finalmente, o tempo entre a intervenção e a aplicação do questionário ser apenas de 3 meses, que se revelou curto para o estabelecimento de comportamentos que causassem impacto. É essencial que existam mais intervenções deste tipo na Diabetes Mellitus, uma vez que esta é uma patologia cada vez mais prevalente, que exige cuidados físicos e psicológicos, com uma constante gestão por parte do indivíduo e da sua família, com o consequente impacto na sua qualidade de vida.
Autores principais:Carrão Lopes, Marta
Assunto:Diabetes mellitus tipo 2 Indivíduos diabéticos Autogestão Diabetic individuals Self-management Type 2 diabetes mellitus
Ano:2024
País:Portugal
Tipo de documento:dissertação de mestrado
Tipo de acesso:acesso aberto
Instituição associada:Instituto Politécnico de Coimbra
Idioma:português
Origem:Instituto Politécnico de Coimbra
Descrição
Resumo:A gestão da Diabetes Mellitus é um processo que necessita de contributos dos profissionais de saúde na aprendizagem de diversos temas, nomeadamente na área de: saúde mental, alimentação, exercício físico e os cuidados com o corpo. Esta patologia, não sendo controlada, pode conduzir a lesões e doença em diversos órgãos tais como: rins, coração, olhos, entre outros, e condicionar a qualidade de vida dos seus portadores. O principal objetivo deste trabalho foi implementar sessões de promoção e educação para a saúde em pacientes com diabetes tipo 2 identificados como tendo um maior risco para o desenvolvimento de complicações como a retinopatia diabética, e avaliar prospectivamente o impacto destas sessões no seu estado de saúde geral. A amostra final foi de 10 indivíduos identificados com maior risco de complicações associadas à doença, com média de idade de 64 ± 9 anos. O programa foi composto por 1 sessão de 4 temas: cuidados com o corpo, exercício físico, alimentação e saúde mental, ministrada por profissionais de cada área. Cada sessão teve a duração de 50 minutos e foi realizada em grupo, na forma expositiva e interativa. Foram aplicados os seguintes questionários: de conhecimentos da Diabetes (DKQ-24), Escala de Atividades de Autocuidado com Diabetes (SDSCA) e o questionário Escala de Ansiedade, Depressão e Stress, 21 itens (EADS-21), antes e 3 meses depois das sessões. Os resultados obtidos mostraram um aumento significativo nos conhecimentos da doença (p-value=0.05), após a intervenção. Os restantes parâmetros (Ansiedade, Depressão e Stress) não revelaram alterações estatisticamente significativas, provavelmente devido à diminuta amostra e pouco espaço de temporal entre a análise T0 e T1. Na visita de seguimento, realizada telefonicamente, os participantes referiram que as sessões foram importantes para aumentar o conhecimento sobre os temas supramencionados, que conseguiram aplicar determinadas aprendizagens no seu dia-a-dia e que se sentiam satisfeitos por aplicar o que lhes foi transmitido. Reconheceram que as sessões os incitaram a praticar mais exercício físico, e esclarecer muitas dúvidas existentes sobre a doença. As principais limitações deste estudo foram o tamanho reduzido da amostra, a ausência de um grupo de controlo, as sessões terem sido aplicadas no mesmo dia e, finalmente, o tempo entre a intervenção e a aplicação do questionário ser apenas de 3 meses, que se revelou curto para o estabelecimento de comportamentos que causassem impacto. É essencial que existam mais intervenções deste tipo na Diabetes Mellitus, uma vez que esta é uma patologia cada vez mais prevalente, que exige cuidados físicos e psicológicos, com uma constante gestão por parte do indivíduo e da sua família, com o consequente impacto na sua qualidade de vida.