Publicação
Automação e controlo industrial
| Resumo: | O presente relatório de estágio é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do 2º ano do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Especialidade em Controlo e Eletrónica Industrial, tendo como objetivo apresentar e descrever o trabalho realizado durante o estágio realizado na empresa Caima Indústria de Celulose SA, enquadrando as várias atividades por mim desenvolvidas para a melhoria e manutenção das infraestruturas da empresa de forma a estarem sempre disponíveis a produzir. O estágio, que decorreu entre 2 de janeiro de 2019 e 16 de abril de 2020, teve lugar na sede da empresa. Durante o estágio surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de modernização e reabilitação de um digestor piloto. Neste projeto, contribuí com a elaboração do esquema elétrico, programação do automatismo, bem como a elaboração de outras tarefas técnicas e de gestão do projeto, tais como encomendas e montagens. Ainda no que diz respeito ao desenvolvimento de outros projetos, tive a oportunidade de participar ativamente em diversas fases do desenvolvimento, designadamente na criação de novas estratégias de controlo para otimização do funcionamento das bombas de Média Consistência da fábrica e também na gestão de novos projetos, tais como, o projeto da nova sala de sistemas e o dissolving pulp 2.0, ficando sempre responsável pela gestão da área de automação e controlo. |
|---|---|
| Autores principais: | Lagarto, André Filipe Ferreira |
| Assunto: | Controlo Automação Sistemas de Controlo DCS PID |
| Ano: | 2021 |
| País: | Portugal |
| Tipo de documento: | dissertação de mestrado |
| Tipo de acesso: | acesso aberto |
| Instituição associada: | Instituto Politécnico de Tomar |
| Idioma: | português |
| Origem: | Instituto Politécnico de Tomar |
| Resumo: | O presente relatório de estágio é desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do 2º ano do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica – Especialidade em Controlo e Eletrónica Industrial, tendo como objetivo apresentar e descrever o trabalho realizado durante o estágio realizado na empresa Caima Indústria de Celulose SA, enquadrando as várias atividades por mim desenvolvidas para a melhoria e manutenção das infraestruturas da empresa de forma a estarem sempre disponíveis a produzir. O estágio, que decorreu entre 2 de janeiro de 2019 e 16 de abril de 2020, teve lugar na sede da empresa. Durante o estágio surgiu a oportunidade de desenvolver um projeto de modernização e reabilitação de um digestor piloto. Neste projeto, contribuí com a elaboração do esquema elétrico, programação do automatismo, bem como a elaboração de outras tarefas técnicas e de gestão do projeto, tais como encomendas e montagens. Ainda no que diz respeito ao desenvolvimento de outros projetos, tive a oportunidade de participar ativamente em diversas fases do desenvolvimento, designadamente na criação de novas estratégias de controlo para otimização do funcionamento das bombas de Média Consistência da fábrica e também na gestão de novos projetos, tais como, o projeto da nova sala de sistemas e o dissolving pulp 2.0, ficando sempre responsável pela gestão da área de automação e controlo. |
|---|